A Prefeitura de Natal está com equipes nas ruas da cidade desde a madrugada desta quinta-feira (6). Todas as secretarias estão mobilizadas seguindo as diretrizes da gestão e o planejamento realizado pela Secretaria Municipal de Governo, a Secretaria de Defesa Social e a Defesa Civil para prevenir e mitigar os efeitos das chuvas na capital potiguar, que registrou precipitação em torno de 100mm nas últimas 24h, em alguns bairros.
Das 82 lagoas da capital potiguar, apenas a Acaraú, que fica na Av. Paulistana, transbordou. No bairro, de acordo com os pluviômetros, choveu 102,5 mm, em 24h. Segundo técnicos da Seinfra, a lagoa já voltou ao nível normal. Máquinas e equipes foram enviadas ao local.
O trabalho do videomonitoramento robotizado realizado nas redes de drenagem, com a utilização de caminhões de hidrojato e sucção, já limpou 8km de rede, 97 bocas de lobos, 10 poços de visitas. Foram retiradas mais de 1000 toneladas de lixos das galerias pluviais.
Além disso, a Prefeitura segue realizando ações como a limpeza das lagoas, verificação das bombas e com serviço de calamidade da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) de prontidão, bem como as equipes da Secretaria de Mobilidade (STTU) para monitoramento e ordenamento do trânsito.
Na avenida Governador Juvenal Lamartine, nas proximidades do Hospital Memorial, o asfalto cedeu e o fluxo de veículos vindo da avenida Prudente de Morais foi interrompido temporariamente. Uma das faixas já foi liberada. Equipes da STTU se encontram no local para orientar os motoristas. A Seinfra também já tem uma equipe realizando a contenção para impedir o aumento do sinistro.
A Prefeitura de Natal pede à população natalense que acione a Defesa Civil, através do Disque 190, para qualquer ocorrência.