O governo dos Estados Unidos comunicou que não vai extraditar o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Ele é acusado por calúnia e difamação pela Justiça brasileira.
A notícia é do Metrópoles. Nos EUA, esses delitos são considerados crimes de opinião e não servem de base para um pedido de extradição por serem protegidos pelo direito à liberdade de expressão. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Os norte-americanos estão dispostos a prosseguir com o processo contra Allan em relação às outras acusações. Mas o caso segue estagnado no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O comunicado oficial foi enviado para o governo brasileiro e seguido por uma reunião com autoridades norte-americanas no segundo semestre do ano passado. O encontro foi marcado por momentos de tensão.
Em 2022, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes ordenou o cancelamento do passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. O ministro determinou também que o cancelamento do passaporte seja incluído no chamado MAR, o Módulo Alerta e Restrição, do Sistema de Tráfego Internacional. Isso faz com que o blogueiro não consiga se locomover para outros países a partir do território americano, onde vive atualmente.
Moraes ordenou a prisão do blogueiro em outubro de 2021. Ele é investigado por difundir fake news e fazer ataques e ameaças a integrantes do Supremo Tribunal Federal. O ministro também determinou que o governo de Jair Bolsonaro adotasse providências para solicitar a extradição de Allan dos Santos aos Estados Unidos.