O técnico Marquinhos Santos não resistiu à derrota do Náutico na estreia da Série C, contra o Itabaiana, e foi demitido nesta segunda-feira (14), pela direção do clube. Hélio dos Anjos, sem clube desde a sua saída do CRB, no final do ano passado, é o primeiro nome da lista da direção alvirrubra a ser procurado.
A informação é do GE. Além de Marquinhos, deixa o clube também o seu auxiliar técnico André Caldas. Eles estiveram juntos na passagem do treinador pelo América, na temporada de 2024.
O curioso é que a demissão do treinador se dá após o Náutico ter um mês para treinamentos entre a vitória por 1 a 0 sobre o América-RN pela Copa do Nordeste e a estreia do último domingo, de virada, para o Itabaiana.
Contratado ainda em setembro do ano passado para tocar o planejamento do Náutico na Série C, Marquinhos Santos comandou o Timbu em 15 jogos, com oito vitórias, dois empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 57,7%.
Com o técnico, o Náutico conseguiu vitória expressivas contra Ceará (Copa do Nordeste), Sport (Campeonato Pernambucano) e Vitória (Copa do Brasil). Todos clubes da Série A. O triunfo sobre o rubro-negro baiano, inclusive, classificou o Náutico para a terceira fase da competição nacional, onde enfrentará o São Paulo.
Por outro lado, sob o comando do treinador, o Timbu também colecionou fracas atuações e derrotas contra adversários do mesmo patamar ou até mesmo inferiores, como a contra o Decisão, que evitou que a equipe avançasse direto para a semifinal do Pernambucano. Nas quartas, acabou eliminado, nos pênaltis, para o Retro, nos Aflitos.
Com Marquinhos, o Náutico também não venceu nenhum rival da Série C. Além da derrota na estreia para o Itabaiana, também havia sido derrotado por CSA e Confiança (ambos na Copa do Nordeste) e também pelo Retrô (no Pernambucano).