Um dos reservatórios mais famosos do Rio Grande do Norte, o Itans secou totalmente, atingindo o alartamente volume de 0% de sua capacidade. A informação foi publicada pelo jornalista Marcos Dantas, com imagens feitas em vídeo por Abraão Júnior, que mostram o cenário desolador do açude.
"É de partir o coração assistir a essa cena. Um dos reservatórios que mais abasteceu e garantiu água a Caicó/RN nas últimas décadas está completamente seco, atingindo o alarmante volume de 0%. É verdade que Caicó há anos não depende mais do açude Itans para o seu abastecimento, já que a água que chega às nossas torneiras vem do Rio Piranhas. Ainda assim, a imagem do Itans totalmente seco é simbólica e dolorosa", afirmou Dantas.
Em novembro, o reservatório já estava próximo de 1% de sua capacidade, o que vinha causando a morte dos peixes. A situação também afeta agricultores da região, como Jonas José, que tem plantações às margens do açude.
De acordo com o relatório mais recente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), o Itans tinha 0,09% de volume de água em relação à capacidade total de armazenamento, que é de 75 milhões de metros cúbicos. O reservatório é considerado, atualmente, em volume morto.
A última sangria do Itans aconteceu no ano de 2009. Há alguns anos, o reservatório deixou de ser o responsável por abastecer a cidade de Caicó, que passou a receber água da adutora Manoel Torres, através do Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas.