O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ter as contas bancárias encerradas no Brasil. Essa seria uma das consequências da inclusão do ministro na Lei Magnitsky, além do bloqueio de contas e bens nos Estados Unidos e a proibição de entrar no território norte-americano.
Segundo Thiago Fioravante, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), essa seria uma das consequências, no Brasil, das sanções aplicadas pelos EUA ao ministro do STF.
De acordo com Fioravante, tudo que Moraes tiver nos Estados Unidos fica, automaticamente, bloqueado. Contudo, além disso, todas as instituições financeiras do mundo que têm essa necessidade de troca de moedas com o dólar, deverão seguir as sanções.
Isso significa que, nos próximos dias, Moraes deve receber comunicados de bancos onde ele tem contas atualmente, informando que essas contas deverão ser encerradas. Os bancos que não fizeram isso, poderão sofrer as mesmas sanções e ficar impedidas de transacionar com dólar.