O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, admitiu que sabia das fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 30, o ministro disse que apenas não imaginava a gravidade do caso. A notícia é do repórter Edilson Salgueiro, da Revista Oeste.
“Fui surpreendido com o volume disso”, afirmou Lupi. “A gente sempre soube. Havia denúncia aqui, acolá. A gente recebia queixa. Desse quantitativo, uma quadrilha verdadeira, tomei conhecimento agora. Isso não pode continuar.”
Os que mais sofrem com o escândalo no INSS
Moradores de cidades do interior do Norte e do Nordeste foram os mais prejudicados pela fraude bilionária no INSS. Uma investigação da Polícia Federal (PF) deflagrada na semana passada revelou que os descontos não autorizados pelas vítimas ultrapassaram R$ 6 bilhões de 2019 a 2024.
As cidades de Ribeiro Gonçalves (PI), Altamira do Maranhão (MA) e Vertente do Lério (PE) se destacam com os maiores porcentuais de descontos, com 65% dos beneficiários. Em Ribeiro Gonçalves, por exemplo, dos mais de 1,2 mil aposentados e pensionistas, cerca de 65% estão sendo afetados por descontos.
Outras cidades apresentam números alarmantes, como Patos do Piauí (PI), com descontos para 63,92%. A cidade de Passagem Franca do Piauí (MA) registra uma taxa de 61,60%, o que afeta mais de 3,7 mil pessoas.
Veja abaixo: