Foto: José Aldenir
Cerca de 20 mulheres de internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte se reuniram em protesto, na manhã desta terça-feira (25), na Zona Sul de Natal. Elas reivindicam melhores condições para os apenas, a volta das visitas suspensas devido a Covid-19 e a retomada das visitas íntimas, que foram abolidas desde 2017.
As mulheres fizeram o protesto na BR 101, nas proximidades da passarela de Potilândia. Em um determinado momento, o movimento se dispersou por causa da chuva, mas as manifestantes voltaram ao local em seguida.
“O motivo do protesto é a falta de alimentação e de medicação. Há maus-tratos [dentro] do sistema prisional. A gente só quer melhoria e mais nada, [pois] a comida está ‘vindo’ estragada, podre, [com] tapuru”, desabafou Suzana, uma das manifestantes.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para garantir a segurança da área durante a manifestação.
A suspensão das visitas sociais e religiosas de maneira presencial acontece devido a alta quantidade de internos e policiais penais infectados pela Covid-19. Cerca de oito unidades foram afetadas pela medida. As televisitas estão ocorrendo normalmente.
A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) foi procurada pelo portal da 96 FM para comentar sobre o assunto, mas a pasta decidiu não se posicionar.