BANNER-PORTAL.gif
Banner-Portal-Animado-SPEC---910x200px (1).gif

Cidades

Natal amplia vacinação contra HPV para pessoas com até 19 anos

000000000000000.jpeg
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.jpg

A Prefeitura de Natal anunciou que ampliou a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para pessoas menores de 20 anos.

Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 19 anos que não tenham recebido nenhuma dose do imunizante podem procurar os pontos de vacinação da cidade para receber a proteção contra a doença.

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e uma das principais causas relacionadas a doenças como o câncer do colo do útero, pênis, anus e boca, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A informação é do G1. A vacina contra o HPV protege contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18 - os dois últimos tipos responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer de colo de útero e por mais da metade dos casos de outros cânceres relacionados ao HPV.

A imunização acontece com esquema vacinal em dose única para o público-alvo de crianças entre 9 e 14 anos e agora também para jovens com idade entre 15 até 19 anos, 11 meses e 29 dias, que não receberam nenhuma dose do imunizante contra a doença.

“Convidamos esses jovens a procurarem um ponto de vacinação para receberem a proteção contra o HPV, principalmente os com idade entre 15 e 19 anos que não tomaram a vacina no período em que eram público-alvo e que agora contam com essa nova chance, pois a vacinação contra o HPV é uma grande aliada no combate à infecção e traz uma proteção importante, já que o vírus da doença é responsável por alguns tipos de cânceres que mais acometem as pessoas”, disse Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Devem se vacinar também pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber o imunizante, que recebem entre duas a três doses do imunizante:

portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR),

pessoas com idade entre 15 e 45 anos que fazem uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP),

imunocompetentes,

pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e Aids;

pacientes oncológicos, transplantados e vítimas de violência sexual.

Para se vacinar, os usuários do município podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou um dos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 10h às 15h.

O usuário deve levar documento de identificação e cartão de vacina.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado