A Prefeitura do Natal deu início, nesta quarta-feira (16), à fase de testes de um ônibus elétrico no sistema de transporte coletivo da capital potiguar. O modelo será integrado temporariamente à frota que circula pela cidade.
O veículo em avaliação é o Azure A12BR, da montadora TEVX Higer. Desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, o modelo se destaca pela tecnologia embarcada, foco em sustentabilidade e acessibilidade.
Durante os próximos 30 dias, o ônibus circulará por rotas específicas, começando pela linha N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), atualmente operada pela empresa Guanabara.
Segundo o prefeito Paulinho Freire, o objetivo do projeto é avaliar alternativas modernas e sustentáveis para o transporte público da capital. “Vamos acompanhar a operação inicial desse novo modelo em caráter experimental, pois temos o compromisso de modernizar o nosso sistema público de transporte, oferecendo cada vez mais conforto e segurança para os passageiros natalenses e sustentabilidade para nossa cidade”, afirmou.
Além do teste prático, a empresa responsável oferecerá operação assistida, treinamento e capacitação aos motoristas, garantindo que a condução do veículo atenda aos padrões técnicos e de segurança exigidos.
De acordo com a prefeitura, a adoção de ônibus elétricos reduz significativamente a emissão de poluentes, contribui para a diminuição da poluição sonora e melhora a qualidade ambiental do espaço urbano.
Características do Azure A12BR
O modelo conta com estrutura integral, o que proporciona maior segurança, menor desgaste do pavimento e maior vida útil dos componentes. Entre os destaques técnicos estão:
-
Sistema de ar-condicionado ecológico com dutos individuais;
-
Tecnologia embarcada: Wi-Fi, painéis informativos em tempo real e carregadores USB;
-
Piso totalmente baixo e suspensão com sistema de “ajoelhamento”, facilitando o acesso de todos os passageiros;
-
Rampa de acesso na porta e corredores amplos, atendendo aos princípios da acessibilidade universal.
O teste do ônibus elétrico integra uma série de ações planejadas pelo município para modernizar a mobilidade urbana, com foco na transição para uma frota mais limpa, conectada e eficiente.