Durante a operação "Copia e Cola", deflagrada nesta quinta-feira (10), a Polícia Federal apreendeu R$ 863 mil em caixas de papelão em endereços ligados a líderes religiosos próximos ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). O valor foi localizado em um veículo em São Paulo, vinculado ao bispo Josivaldo Souza e à cunhada do prefeito, Simone Rodrigues Frate de Souza. A informação é do g1.
A operação teve como alvo um esquema de desvio de recursos públicos na saúde, por meio de contratos com uma Organização Social (OS). Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades dos estados de São Paulo e Bahia. A PF também bloqueou R$ 20 milhões em bens e determinou que a OS investigada não poderá mais ser contratada pelo poder público.
Além da quantia apreendida em São Paulo, valores em espécie foram encontrados em endereços de Sorocaba, incluindo cofres, mas ainda não foram contabilizados. Os mandados também foram cumpridos na casa e no gabinete do prefeito, na prefeitura, na Secretaria de Saúde e no diretório municipal do Republicanos.
A investigação, iniciada em 2022, apura crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato e fraudes em licitações. Apesar das buscas, ninguém foi preso até o momento, e algumas pessoas foram intimadas como testemunhas.
Em vídeo nas redes sociais, Rodrigo Manga minimizou a ação e debochou da PF, dizendo que “acharam bolo de cenoura, Nutella e Pokémon”. A prefeitura, por sua vez, alegou que há “forças ocultas” tentando atingir lideranças populares.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram