Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Pref Mossoro_Estacao Natal_1300x250px (1).png

Cidades

Praias de Natal recebem ação para controle de roedores

RATOS NAS PRAIAS DE NATAL | Crédito: SMS
BANNER -natal em natal -  1.820 X 400 PX.png

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), iniciou uma ação de desratização, educação e controle de roedores na orla marítima do município de Natal. Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a praia de Ponta Negra foi o primeiro local a receber as ações de controle de ratos e camundongos.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) da UVZ percorreram a orla da praia realizando a iscagem, como são chamadas as armadilhas montadas com desratizantes, para a captura e o controle desses animais. Os profissionais depositaram o rodenticida em pontos estratégicos, como o enrocamento de pedras da orla, os quiosques e locais que indicavam a presença dos roedores.

Dianaldo Rodrigues Lopes, coordenador das operações de campo da Unidade de Vigilância de Zoonoses, explica que as iscas não oferecem risco para outros animais, pois atraem apenas os ratos. “As iscas são colocadas em locais estratégicos, fora do alcance dos banhistas, e não entram em contato com a água ou com a areia”, afirmou.

Outro trabalho desenvolvido pela equipe é o de educação em saúde junto a comerciantes e banhistas que frequentam a orla, conscientizando sobre o descarte correto de resíduos e orientando para que não alimentem os animais que circulam na praia, como pombos, gatos e cachorros. A medida evita os quatro principais fatores que favorecem a proliferação de pragas urbanas, conhecidos como os “4 As”: água, acesso, abrigo e alimentos.

“No verão, aumenta o número de turistas na cidade, então realizamos esse trabalho educativo. Como se trata de um público transitório, também reforçamos a conscientização com os proprietários dos quiosques, para que possam ser multiplicadores de informações sobre os cuidados necessários para o controle de roedores”, explica Edjinito Ferreira, chefe da equipe de pronta resposta da UVZ Natal.

Após 15 dias, a equipe retorna aos locais para uma segunda visita, verificando a eficácia das armadilhas e reforçando a iscagem para o combate aos roedores. Todo o processo é repetido a cada quadrimestre, com o objetivo de impedir a proliferação desses animais na área.

João Batista de Lima, proprietário de um quiosque na praia, afirma que o trabalho da equipe tem contribuído para a redução da presença de roedores. “Esse trabalho é ótimo porque tem ajudado muito no combate ao rato aqui. No ano passado também foi feito e a presença diminuiu bastante”, relatou.

A partir desta sexta-feira (19), a equipe realizará ações de educação e controle de roedores na orla da Praia de Miami, em Areia Preta. Até o dia 26, a previsão é de que os profissionais também percorram toda a extensão da Praia da Redinha.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado