A Prefeitura de Natal está de prontidão devido à chegada das chuvas. Nesta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Governo, a Secretaria de Defesa Social e a Defesa Civil se reuniram, no Palácio Camarão, para acelerar os trabalhos de prevenção e planejar ações de resposta, caso haja aumento da precipitação pluviométrica na capital potiguar.
“Demos sequência ao pedido do prefeito Paulinho Freire para que todas as medidas necessárias com o objetivo de amenizar os efeitos das chuvas na cidade sejam tomadas. Então trouxemos a Semdes e a Defesa Civil para as providências nesse sentido”, explicou o secretário de Governo, Sérgio Freire.
Já estão em andamento ações como a limpeza das lagoas, verificação das bombas, reforço na limpeza dos bueiros, verificação dos itens básicos do serviço de calamidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas (cestas básicas, lençóis, material de higiene e água potável), identificação de ligações clandestinas de esgoto e de locais de abrigo, reforço no plantão de monitoramento do trânsito, dentre outras medidas.
“Estamos fazendo a pontuação de todas as necessidades urgentes junto a cada secretaria e estamos colocando todas em alerta para, em havendo necessidade, e a gente espera que não haja, possamos ter o cuidado e a rapidez de atender a população atingida”, comentou o secretário de Governo.
Segundo Sérgio Freire, o planejamento com os deveres de cada pasta e as ações a serem tomadas em caso de emergência já estão prontos. “Estamos com uma relação de obrigações e deveres pronta e cada um sabe como atuar. Neste encontro, aproveitamos para fazer uma revisão e reorganização do que ainda é preciso para que se houver uma emergência a população possa ter o menor desgaste possível”, concluiu.
Além das secretarias municipais, a Defesa Civil de Natal está buscando outras instituições, como o Corpo de Bombeiros, que são parceiros em ações de resposta para os casos de emergência.