Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Pref Mossoro_Estacao Natal_1300x250px (1).png

Política

Presidente de conselho da Petrobras é afastado do cargo pela Justiça

2024/04/tYQ9zV6ZknlRb7SeJPyVD1kTSBXNId-metaOEFGNDZFMzUtQUMxRC00RjM2LTk3MTYtNTJGMDRBRTM0N0E0LndlYnA=-.webp
BANNER -natal em natal -  1.820 X 400 PX.png

A Justiça Federal de São Paulo determinou nesta quinta-feira (11) o afastamento do presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, das atividades do colegiado.

A decisão, assinada pelo juiz Paulo Cezar Neves Junior, da 21ª Vara Federal, atende a uma ação popular movida pelo deputado estadual Leo Siqueira (Novo-SP). O magistrado também determinou a suspensão da remuneração de Mendes pelo exercício da função. A União irá recorrer da decisão.

O parlamentar argumenta que a indicação de Pietro Mendes para o conselho da estatal constitui um conflito de interesses, uma vez que ele também é secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), além de ferir a Lei das Estatais. Sua indicação é apadrinhada pelo titular da pasta, Alexandre Silveira (PSD), que exerce forte influência sobre o colegiado.

A liminar da Justiça também coincide com uma crise na cúpula da Petrobras que se arrasta desde a semana passada. O CEO, Jean Paul Prates, foi alvo de intensa fritura por parte de aliados, entre eles Silveira, enquanto o dirigente do BNDES, Aloizio Mercadante, foi cotado para substituí-lo. Mas, passada uma semana desde o ápice da turbulência, Prates continua no comando da companhia.

Malu Gaspar – O Globo

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado