Dois servidores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) são alvo de mandado de busca e apreensão em operação deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nas primeiras horas desta segunda-feira (17).
As apurações começaram a partir de denúncias registradas na ouvidoria do Distrito Federal, indicando que dois servidores do órgão emitiam Autorizações para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) sem a exigência de documentação obrigatória. Em troca, os investigados cobrariam valores indevidos dos interessados, estabelecendo um sistema paralelo de atendimento ilegal. As informações são do Metrópoles.
O modus operandi dos envolvidos consistia na facilitação de serviços para proprietários de agências de veículos, sem seguir os normativos legais. Segundo a diligência da PCDF, os servidores recebiam aproximadamente R$ 50 por cada documento emitido de maneira irregular.
Além disso, os suspeitos estariam envolvidos com compra e venda de veículos, acumulando benefícios financeiros indevidos ao burlar procedimentos internos de fiscalização.
A investigação, coordenada pela 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia), apura suspeitas de advocacia administrativa, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informações e condescendência criminosa dentro do órgão. A ação conta com o apoio da corregedoria do Detran.
As equipes cumprem quatro mandados de busca e apreensão contra os dois servidores, incluindo a realização de diligências nas sedes do Detran de Brazlândia e do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), vinculadas aos servidores suspeitos.
As informações encaminhadas à 18ª DP revelaram que quase metade das emissões realizadas por um dos investigados apresentava irregularidades graves, incluindo a ausência de documentos essenciais e a inexistência de registros processuais.
Os policiais identificaram 14 transações envolvendo compra e venda de veículos por um dos suspeitos, reforçando os indícios de atividade econômica irregular por parte do servidor público.
A Corregedoria do Detran, por meio de seu Núcleo de Disciplina, forneceu suporte fundamental à apuração, prestando informações detalhadas sobre os processos conduzidos pelos suspeitos.
Durante as buscas, foram apreendidos documentos, computadores, celulares e dispositivos eletrônicos que podem conter provas adicionais sobre o esquema.
A PCDF segue conduzindo a investigação para reunir mais provas e esclarecer a extensão dos supostos crimes. O caso segue em andamento, e os responsáveis poderão enfrentar medidas disciplinares e ações criminais conforme a gravidade dos fatos apurados.