A Torre que abriga o Memorial de Natal, localizado no Parque da Cidade Dom NIvaldo Monte, será reaberto a população no próximo sábado (08). O espaço estará aberto de quarta-feira a domingo, das 13h as 17h. A visitação é aberta ao público em geral sem agendamento prévio, exceto para visitas guiadas em grupo, que necessita de agendamento antecipado, que deve ser feita através do e-mail [email protected].
Durante a visita, o visitante conhecerá a história da cidade de Natal, por meio de paines expográficos fixos, que contam a história desde a conquista portuguesa da capitania do Rio Grande (século XVI) até os grupos culturais atuais da cidade de Natal. Além dos paines, o público terá acesso ao acervo do Memorial Natal, que contém algumas peças históricas, como cachimbos coloniais, espadas do início da República entre outras peças históricas.
Os profissionais responsáveis pela atuação no Memorial são habilitados na área de história (historiador e estagiários de história) além de profissionais da educação. “O trabalho dos profissionais que atuam no local é o cultivo e a atividade da educação patrimonial de Natal, contando a história e a cultura de Natal, através de visitação e eventos no Memorial”, disse a gerente do Memorial, Adriana Nascimento.
O Plano Museológico elaborado para o Memorial Natal tem como missão prestar serviços à sociedade por meio do resgate, valorização e reconhecimento do patrimônio material e imaterial que fazem parte da história da cidade, contribuindo para o fortalecimento da identidade e cidadania do povo potiguar, atualmente o local está sob a administração da Fundação da Capitania das Artes (Funcarte).