5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente começa amanhã

09 de Dezembro 2024 - 15h13

A etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) será aberta nesta terça-feira (10), no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com o tema “Emergência Climática: Desafios da Transformação Ecológica”. O evento promete ser um marco para debater os impactos das mudanças climáticas no planeta, com ênfase nas particularidades e desafios enfrentados pela capital potiguar. 

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, um dos destaques da programação será a apresentação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. “Esse plano, produzido pela Semurb, contempla diversos programas e projetos que buscam enfrentar os impactos climáticos e promover uma transformação ecológica sustentável”, destacou o titular da pasta.

A Conferência reunirá gestores públicos, especialistas, ativistas ambientais, estudantes e a população em geral em um espaço de troca de ideias e construção coletiva. Os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.

O evento é uma oportunidade para que a comunidade local participe ativamente da formulação de estratégias que visam não apenas mitigar os efeitos das mudanças climáticas, mas também preparar Natal para um futuro mais resiliente e ambientalmente responsável. Confira a programação aqui. 

Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais. Também serão eleitos 10 delegados e 10 suplentes que irão representar o município na etapa Estadual.

A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo Governo Federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Participe e seja parte da solução para os desafios climáticos da nossa cidade! Incrições gratuitas e abertas até amanhã (10) pelo link: https://5cnma.natal.rn.gov.br/

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado