ABC segura o Figueira, está na final e ajuda o Vitória a subir para a Série B
O ABC conseguiu segurar a equipe do Figueirense - 0 a 0 - e se garantiu, com 12 pontos, na final do Campeonato Brasileiro da Série C, e vai em busca do bicampeonato.
Com esse empate a equipe potiguar acabou beneficiando o Vitória, que conseguiu o acesso com o empate na Curuzu, 1 a 1, diante do Paysandu.
Defalcado de jogadores importantes como Felipinho, Fábio Lima, Wallyson, Wellington Reis e Ícaro, o treinador Fernando Marchiori escalou uma formação alternativa, com definição de muita marcação, num esquema claro de 4-5-1, com apenas Henan fixo na frente.
Lucas Douglas e Calyson, também escalados, atacantes, tinham a missão clara de recompor fechando espaços.
Marcos Vinícius, Afonso, Richardson e Vançan, na primeira linha, com Lucas Douglas, Walfrido, Varão, Calyson e Alison, blocão de cinco na frente da primeira linha que funcionou muito bem, anulando quase todas as investidas do Figueira que rodava muito a bola, mas não tinha pode de penetração.
O sistema defensivo do ABC se portou muito bem, praticamente sem falhas durante toda o confronto.
Mesmo com poucas alternativas de ataque, nessa primeira etapa, ainda foram do ABC, com Lucas Douglas, e Allison, as melhores situações de gols criadas. O time catarinense não teve nada e Matheus Nogueira trabalhou apenas num chute de fora da área, do Leo Arthur.
No segundo tempo, o ABC voltou com Alan Uchoa no lugar do Vançan. O ABC se encolhia, acho, ainda um pouco mais. Correu mais riscos porque atraía do rival para seu campo e ficou com ainda menos situações de ataque.
Assim como no primeiro tempo, roubava a bola, mas perdia logo em seguida. O técnico do Figueira fez várias alterações, sempre buscando tornar seu time mais forte no ataque, mas a defesa do ABC continuava levando vantagem.
No ABC, entraram Gustavo França, que teve a melhor chance de marcar de toda a partida, Jefinho e Geovanni, e mesmo assim o alvinegro não conseguia segurar a bola e o retrato do jogo era imutável: o time casa rodando, circulando, tentando, buscando furar o bloqueio e a defesa do ABC resitindo bem até o apito final.
Muita tristeza dos atletas, silêncio sepulcral no Orlando Scarpelli, Figueirense mais um ano na Série C do Brasileiro. Festa discreta dos jogadores potiguares pela confirmação de vaga na final.
Quem vem?
Se o Mirassol se classificar, vencendo ou empatando, ele ultrapassa do ABC nos critérios de desempate, mais vitórias e melhor saldo de gols. Nenhum outro dos concorrentes pode superar o ABC no somatório geral. Resumindo, contra o Mirassol o ABC fará a segunda partida fora de casa.
O Mirassol joga em casa diante do Aparecidense de Moacir Júnior e joga por um empate para se classificar. Aparecidente, sete pontos, pode se classificar empatando, mas tem que torcer para o Botafogo/SP não ganhar o Volta Redonda, jogo no Rio que, evidente, se classifica com vitória ou empate, caso a Aparecidense perca.
O Vota Redonda tem que bater o Bota de 3 a 0 e torcer por derrota do Aparecidense.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado