Agora é oficial: Engorda de Ponta Negra começa nesta sexta-feira, pela Via Costeira
A Prefeitura de Natal realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (29), no Terminal Marítimo de Passageiros, para anunciar o início das obras de engorda da Praia de Ponta Negra, após a chegada ao Porto de Natal da draga holandesa que fará o serviço.
Com o início das obras previsto já para esta sexta-feira (30), a draga, equipamento responsável por executar o projeto de engorda, dará início à retirada da areia da jazida a ser depositada no perímetro inicial de 200 metros, a partir do primeiro canal de tubos, localizado na Via Costeira, próximo ao Hotel Serhs. O total de areia retirada da jazida fica em torno de mais de um milhão de metros cúbicos.
O secretário de Obras, Carlson Gomes, deu detalhes da obra que será realizada com interdições parciais da praia, apenas destinados ao perímetro de atuação do equipamento no momento, não havendo necessidade de maiores restrições das atividades do comércio ou turismo na região.
"A obra tem uma extensão total de quatro quilômetros, e foi projetada para ser executada a cada 200 metros. Temos quatros pontos definidos com tubulações fixadas para receber o material retirado na jazida, que farão o espalhamento dela pela faixa. Finalizando a primeira área, partimos para os próximos 200 metros e assim sucessivamente até a sua conclusão. Cada ciclo de retirada da areia da jazida e sua condução até as tubulações, gira em torno de quatro horas. Além disso, teremos equipes trabalhando em regime de escalas, 24 horas por dia, todos os dias da semana, para que a obra seja entregue e concluída dentro do prazo estabelecido", explicou.
A obra de engorda, que tem como um dos principais objetivos impedir o avanço do mar que vem aumentando a erosão do Morro de Careca, prevê o alargamento da faixa de areia em aproximadamente 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, e para o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, esse é um momento de grande conquista para preservação ambiental e econômica da região.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado