América vence o clássico, quebra tabu, sequência vitoriosa do rival e assume liderança

23 de Janeiro 2022 - 22h26

A matéria do jogo pode ser crua, fria, narrada puxando a "sardinha para o seu lado", ao vencedor, os louros e a assessoria rubra pode dizer o que quiser. O América, surpreendendo a todos, pois o ABC era apontado como favorito, aliás, esse tipo de "pegadinha" acontece repetidamente no futebol, venceu de 2 a 1 o clássico da tarde-noite deste domingo (23), no estádio Fasqueirão, quinta rodada. Gols de Zé Eduardo e Wallace Pernambucano, Lucas Rex, contra, foi o do alvinegro. Festa enorme dos rubros, afinal, não venciam o principal rival na sua casa desde 2015, além de ter quebrado uma sequência de 14 triunfos do rival maior.

O jogo eu vou contar como foi. O ABC iniciou à toda, como se mundo esperava. Triangulações pelos lados do campo, dois ou três jogadores infernizando a vida dos alas rubros. Parecia que, a qualquer momento, o placar seria aberto. E digo, se fosse, talvez a coisa se tornasse terrível para os visitantes, tal a força de ataque demonstrada pelos comandandos de Moacir Júnior que, detectado com Covid-19, não esteve na beira do gramado. O ABC criava, chegava, ameaçava, sua torcida cantava prevendo mais um resultado de vitória. O gol não saiu, saiu, mas, anulado, Allan Dias estava impedido.

O América incomodava seu torcedor. Reforçava a desconfiança. Não fazia nada a não ser se defender. E, pior: fazia muitas faltas e reclamava demais, sem razão, da arbitragem de Tarcísio Flores. E foi assim que a coisa transcorreu até os 34 minutos da primeira etapa. Veio uma primeira descida, os jogadores rubros notaram, creio, que havia sim brecha para entrar. Foi uma vez com perigo, duas, na terceira, uma descida de William Marcílio, ganhou do Felipinho e cruzou na área. A bola passou pelos zagueiros, Zé Eduardo tentou, mas ela, caprichosamente foi sobrar nos pés do matador "El Tanque", ele que só tinha sido garçon voltou a marcar, e com categoria. 1 a 0.

O ABC sentiu o baque. Tentou retomar o controle da partida. O jogo seguiu, disputado, o América mais antenado, falhando menos na recomposição, se organizando melhor no meio-campo. Bola jogada em Wallace Pernambucano, ele dribla Ícaro, toma a frente, toma o espaço, invade a área, quase sem ãngulo, volta a ser garçon, dá um totó para Zé Eduardo que só tem o trabalho de tocar paras as redes, 2 a 0. E fim do primeiro tempo.

No segundo tempo, acreditem, o ABC veio com um zagueiro no lugar de outro. Pouco depois é que entrou Thallyson no lugar de Vinícius Paulista. O duelo caiu. O América se fecha, sentindo demais a ausência de WP, que passou mal e não voltou do intervalo, mas se garante, tenta achar um terceiro gol matador em contra-ataques. O alvinegro tem mais posse de bola, mas seus ataques não são tão objetivos. O "manjado" último passe sai com defeito. Mais mexidas no ABC, entram Fábio Lima, depois Porozo e Renatinho se previne. Coloca Alexandre no lugar de Zé Eduardo e faz três zagueiros com cinco bloqueando sua entrada de área. Antes tinha feito entrar Thiaguinho para frear as descidas do garoto Thalys que entrara na vaga de luiz Gustavo e levar algum perigo, e levou, esse menino pede passagem.

E foi isso. Nada de mais interessante aconteceu, mesmo com o sete minutos acrescidos pelo Tarcísio Flores. ABC 1 x 2 América e fim de papo. O time rubro assumiu a liderança da Copa Natal, o equivalente ao primeiro turno.

FICHA TÉCNICA
Campeonato Potiguar (5º Jogo/Copa Natal)
ABC 1 x 2 América
Data: 23/01/2022 – 16h;
Local: Estádio Maria Lamas Farache, Natal (RN);
Árbitro: Tarcísio Flores da Silva (CBF);
Assistentes: Lourival Cândido das Flores (CBF) e Jean Márcio dos Santos (CBF);
Cartões amarelos: Zé Eduardo, Jean Pierre, William Marcílio e Mayco Félix (América); Vinícius Paulista, Ítalo Henrique, Wallyson, Thallyson e Felipinho(ABC);
Gol: Wallace Pernambucano (38'/1T) e Zé Eduardo (44'/1T) para o América, Lucas Rex (contra - 22'/2T) para o ABC; 
AMÉRICA: Bruno Pianissolla; Felipinho (Rodrigo), Jean Pierre, Luca Rex e Leozinho; Araújo, Allef, Téssio (Thiaguinho) e William Marcílio; Wallace Pernambucano (Mayco Félix) e Zé Eduardo (Alexandre). Técnico: Renatinho Potiguar
ABC: Matheus Nogueira; Luís Gustavo (Thalys), Ícaro, Richardson e Felipinho; Vinícius Paulista (Thallyson), Ítalo Henrique e Allan Dias (Fábio Lima); Kelvin, Jefinho (Daniel Porozo) e Wallyson. Técnico: Moacir Júnior
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias