Americanas, Submarino e Shoptime fora do ar: o que se sabe sobre a indisponibilidade das lojas online

21 de Fevereiro 2022 - 17h04

Os sites das lojas Americanas e Submarino seguem fora do ar desde a madrugada de domingo (20). A Americanas S.A., dona das duas marcas, informou um "acesso não autorizado" em nota divulgada ao mercado e afirma que está trabalhando em uma solução. Na tarde desta segunda (21), um terceiro site da companhia, o Shoptime, também foi retirado do ar.

A notícia é do G1. A instabilidade dos sites começou ainda no sábado (19), quando a Americanas fez um primeiro comunicado. Na ocasião, a empresa apontava que não havia evidências de comprometimento de suas bases de dados. Os sites voltaram a ficar ativos, mas estão suspensos desde o domingo, momento em que a empresa soltou um segundo comunicado, atualizando as informações.

Na segunda mensagem, a Americanas informa que "voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado".

Leia o comunicado completo abaixo:

Americanas S.A. (“Companhia”), em observância ao disposto na resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.º 44/21, em complemento às informações já divulgadas por meio do Comunicado ao Mercado de 19 de fevereiro de 2022, informa que voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A Companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.

Na manhã da segunda (21) as páginas apontavam para um aviso de que o serviço estava indisponível devido a uma "falha de DNS".

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias