[AO VIVO] Fiscalização que mandou fechar lojas "nunca existiu"; CDL revela fakenews
Pressionado por entidades empresariais, o Governo Federal decidiu recuar e vai anunciar nesta quarta-feira (22) a suspensão por 90 dias da portaria que traria restrições de trabalho aos domingos e feriados em setores da economia. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), José Lucena, no entanto, a informação não interfere a relação trabalhista - veja no vídeo acima:
Lucena, inclusive, destacou que a informação que foi divulgada, compartilhada e até lamentada pela CDL Natal, da fiscalização que mandou fechar lojas no bairro de Petrópolis por abrirem no feriado de Nossa Senhora da Apresentação, não aconteceu. "Apuramos que a notícia era falsa e houve uma reação em cadeia baseada na informação inicial", afirmou ele.
MEDIDA SUSPENSA
A medida havia sido duramente criticada pelo setor empresarial, que temia perdas no comércio justamente no período de fim de ano. Integrantes de centrais sindicais se reuniram nesta tarde com o ministro e adiantaram à CBN que a suspensão será por 90 dias. Centrais sindicais e patrões concordaram em suspender portaria e criar uma mesa de negociação por esse período.
A medida, baixada na semana passada pelo ministério do Trabalho, revoga a autorização permanente que existia no governo Bolsonaro e estabelece que setores do comércio e serviços só podem funcionar aos domingos e feriados se houver negociação com sindicatos ou lei municipal permitindo.
A suspensão da portaria pode ser a saída para o governo evitar sofrer um revés no Congresso, porque parlamentares da Frente do Empreendedorismo querem aprovar projeto de decreto legislativo para sustar a portaria do Ministério do Trabalho. Se o governo não recuasse, poderia ver a medida ser derrubada no Congresso Nacional.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado