Areia Preta melhora índice de balneabilidade pela 4ª semana seguida

05 de Agosto 2024 - 17h25

Pela quarta semana consecutiva a Praia de Areia Preta tem apresentado significativa melhora nos padrões de balneabilidade, graças a uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Os dados são dos boletins do Programa Água Azul divulgados semanalmente no site do Idema.

Com a intensificação do trabalho de fiscalização nos imóveis ao longo da Avenida Governador Sílvio Pedroza, iniciada no mês de junho, a autuação dos infratores que estavam despejando efluentes diretamente para a Praia, e o trabalho de limpeza do sistema de esgotamento sanitário realizado pela Caern, contribuíram para diminuição dos níveis de coliformes em Areia Preta.

Antes das vistorias, os níveis chegaram a 9200 NMP/100 mL. Após as medidas implementadas, caíram para 70 NMP/100 mL no boletim do dia 11/07, em seguida 111 NMP/100 mL (18/07), 690 NMP/100 mL (25/07). E por fim, no último boletim do Programa Água Azul, divulgado no sábado (3), para 50 NMP/100 mL.

Para que uma praia seja considerada própria para banho, os níveis de coliformes termotolerantes devem permanecer abaixo de 1000 NMP/100 mL de água durante cinco semanas consecutivas.

O "Água Azul" faz a coleta e realiza a classificação das praias de todo o Estado, com base na quantidade de coliformes encontrados nas amostras de água semanalmente.

“A maior queda nos níveis foi registrada na semana da autuação, indicando que as ações foram eficazes e imediatas. Até o momento, foram vistoriados oito imóveis na Silvio Pedroza, dos quais dois foram autuados por descarte irregular de efluentes”, relata o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.

Um dos autuados é um condomínio residencial, que praticava o despejo de esgoto diretamente no sistema de drenagem, direcionado para a praia. Pela irregularidade recebeu multa gravíssima por infração ambiental e sendo obrigado a realizar uma limpeza completa na área afetada e corrigir o problema em 48 horas.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita ressalta que o trabalho conjunto visa garantir a qualidade das águas e a segurança dos banhistas. “Essa ação conjunta e contínua demonstra o compromisso do poder público com a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores e frequentadores das praias de Natal, principalmente, no combate ao descarte irregular que acaba descendo para nossas praias. A ação está atualmente concentrada em Areia Preta e Ponta Negra, todavia irá também ocorrer em outras praias da capital”, diz.

 

Vistorias anteriores

Em julho do ano passado, a Semurb realizou uma grande operação na bacia que contribui para a praia de Areia Preta, localizada no bairro de Mãe Luíza. A operação teve como objetivo combater as ligações clandestinas de efluentes domésticos na rede pública de drenagem.

A ação, que cumpriu a Ordem Judicial n° 0825478-21.2016.8.20.5001, contou com a participação de 19 servidores e teve duas etapas. A primeira etapa da operação incluiu um trabalho de educação ambiental realizado nos meses de junho e julho de 2023, em parceria com o Conselho Comunitário do bairro, sobre os efeitos negativos do uso inadequado da rede de esgotos e drenagem e sobre os cuidados necessários para manter o bom funcionamento do sistema.

E a segunda etapa, com as vistorias e monitoramento que detectaram 76 imóveis fazendo o descarte irregular de águas para a via pública, localizados na bacia, que fica entre a Rua Guanabara, Pinto Martins, Atalaia, Camaragibe e Saquarema e as travessas Guanabara de 1 a 7 .

Todas essas informações foram repassadas ao Ministério Público (MPRN), em especial a 45ª PMJ, por meio de um relatório oriundo dessa ação. E tendo em vista que o bairro é atendido pelo sistema público de coleta e tratamento de esgotos, a CAERN pelo projeto “Se liga na rede”, irá viabilizar a necessária ligação destes à rede de esgotos existente no bairro.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias