Arroz importado deve chegar nos mercados em até 40 dias, diz ministro da Agricultura

31 de Maio 2024 - 16h48

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o arroz agulhinha tipo 1 que será importado pelo governo brasileiro deverá estar disponível para compra nos mercados em até 40 dias no valor de R$ 20 por pacote de 5kg.

Segundo ele, o edital de importação para 300 toneladas do alimento será publicado nesta quarta-feira (29) e tem validade de 90 dias.

Mesmo assim, segundo o ministro, a disponibilização do alimento ainda depende de qual país o insumo será importado. De acordo com ele, por exemplo, se for da Ásia, demora mais para chegar.

Fávaro também pontuou que o governo ficou “muito chateado” com os players do Mercosul, que têm arroz em estoque, e subiram os preços para o primeiro leilão de compra do insumo lançado pelo Brasil.

A medida foi adotada pelo governo federal para ajudar no enfrentamento de consequências sociais e econômicas devido às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, que é responsável por 70% da produção de arroz no país.

Mesmo assim, com os estragos nas lavouras, os preços do alimento nos mercados chegaram a subir 40% em trinta dias.

O ministro também criticou o movimento especulativo de aumento dos preços “em cima da tragédia”. Ele pontuou que a ação do governo é para coibir esse tipo de abuso e reforçou que não é uma “afronta” aos produtores.

Fávaro também pontuou que não haverá racionamento ou controle da quantidade a ser comprada pelas pessoas nos mercados.

O Brasil produz mais de 10,5 milhões de toneladas de arroz, não são 300 mil que vão fazer intervenção no mercado, mas vai balizar e deixar de ter especulação”, disse.

CNN

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias