Um avião bombardeiro de água, com duas pessoas a bordo, caiu nesta terça-feira (25) enquanto combatia um incêndio florestal na ilha de Evia ao leste de Atenas.
"Um avião grego Canadair, com pelo menos duas pessoas a bordo, caiu perto de Platanisto [uma cidade em Eubeia]", disse o porta-voz.
Dois helicópteros correram para o local para realizar uma operação de busca e salvamento, disse a força aérea.
Os dois tripulantes da aeronave morreram, informou o Ministério da Defesa.
A emissora estatal ERT mostrou imagens do avião jogando água sobre um incêndio e depois colidindo com uma encosta e explodindo em chamas.
Centenas de bombeiros, ajudados por forças da Turquia e da Eslováquia, combatem as chamas que assolam a ilha de Rodes desde quarta-feira e ressurgiram em condições de calor e vento.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis disse nesta terça-feira que os próximos dias seriam difíceis, com as condições possivelmente melhorando depois de quinta-feira.
“Diante do que todo o planeta está enfrentando, especialmente o Mediterrâneo, que é um ponto crítico das mudanças climáticas, não existe um mecanismo mágico de defesa, se houvesse, nós o teríamos implementado”, disse ele.
Estudiosos europeus publicaram nesta terça-feira uma análise relatando que a mudança climática induzida pelo homem desempenhou um papel "absolutamente esmagador" nas ondas de calor extremas que varreram a América do Norte, o sul da Europa e a China neste mês e registrou temperaturas recordes.
G1
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado