Barbie em toda parte: investimento em divulgação do filme é estimado em US$ 100 milhões
Os tons de rosa tomaram conta do Brasil e do mundo durante o pré-lançamento do filme “Barbie”, que estreou nos cinemas nesta quinta-feira (20). Por trás da forte estratégia de marketing, o montante investido pela Mattel Films e Warner Bros poderia chegar a marca de US$ 100 milhões, segundo estimativas.
A campanha começou em abril de 2023 com fotos “vazadas” dos protagonistas Margot Robbie e Ryan Gosling andando de patins em Venice Beach, na Califórnia. Por aqui, as ações de divulgação do filme se alastraram desde as redes de fast-food até as linhas de transporte público.
Já nos Estados Unidos, um dos grandes destaques foi a relistagem da “Casa dos Sonhos da Barbie” em Malibu pelo Airbnb, que está com as reservas esgotadas.
Para o comunicólogo e publicitário Rodrigo de Aquino, a qualidade das ações de marketing é inegável.
“O filme trouxe uma ‘Barbieficação’ do cinema, das prateleiras das lojas de departamento, de cosméticos e produtos de higiene, etc”, afirma.
Aquino avalia que a campanha de marketing de “Barbie” ficou maior do que o próprio lançamento do filme.
“Isso traz uma grande oportunidade para a marca retomar seu posto e reverter os gráficos que estavam flertando com o vermelho”, explica.
O especialista destaca que o mundo exige ações afirmativas e pluralidade.
“O pulo do gato será fazer o mundo cor-de-rosa da marca abraçar a diversidade efetivamente, uma vez que possui tantos privilégios e pode ser uma grande porta-voz das mudanças”, diz.
No entanto, Aquino afirma que a retomada vai depender dos gestores da marca transformarem o conteúdo do filme em uma cadeia de ações coerentes.
“Os outros produtos da Mattel também estão preocupados com a diversidade? As embalagens dos produtos estão se adequando às questões socioambientais? A empresa possui um quadro de funcionários diverso, assim como o mundo da Barbie apresentado no filme?”, questiona.
CNN Brasil
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