“Barbie” faz história e ultrapassa US$ 1 bilhão de bilheteria

06 de Agosto 2023 - 14h59

“Barbie” respondeu à pergunta de um bilhão de dólares com um retumbante “sim”. Com apenas três semanas de exibição, o blockbuster da diretora e roteirista Greta Gerwig arrecadou a impressionante quantia de US$ 1,03 bilhão nas bilheterias globais, de acordo com estimativas oficiais da Warner Bros.

Isso faz de Gerwig a primeira diretora mulher com um filme de bilhões de dólares. A informação é da CNN.

Como metade do fenômeno viral “Barbenheimer”, não é chocante que “Barbie” tenha se saído bem. O incrível sucesso do longa da boneca da Mattel não é nada inesperado.

“Estou neste jogo há 30 anos e o fenômeno Barbie e Barbenheimer é tão sem precedentes quanto imprevisível”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore.

De acordo com Dergarabedian, apenas cerca de 50 filmes na história, não ajustados pela inflação, atingiram a marca de um bilhão de dólares. Ele acrescentou que a campanha de marketing do filme foi o primeiro indício de que “Barbie” seria um sucesso de bilheteria.

“A campanha de marketing para ‘Barbie’ colocou em movimento uma cadeia de eventos que levou a palavra ‘Barbenheimer’ a ser adicionada ao léxico popular em virtude de sua data de lançamento compartilhada com ‘Oppenheimer’, e foi aí que todos nós soubemos que algo muito especial e único criaria um resultado muito maior do que o esperado para o filme, não apenas no fim de semana de estreia, mas também em sua exibição global nos cinemas.”

Em entrevista ao Collider no mês passado, Margot Robbie – que produziu e protagonizou o filme – compartilhou uma premonição que teve em uma reunião com os estúdios.

“Acho que disse a eles que eles ganhariam um bilhão de dólares, o que talvez eu estivesse exagerando, mas tínhamos um filme para fazer!” ela disse.

Seu sucesso global foi impulsionado pelas vendas de bilheteria em alguns dos maiores mercados de cinema do mundo, incluindo Reino Unido, México e Austrália.

O filme tem sido o lançamento nº 1 nesses mercados todos os fins de semana desde seu lançamento, de acordo com o site de rastreamento Box Office Mojo.

“Barbie” também teve um bom desempenho na China, o segundo maior mercado do mundo e que tem se tornado cada vez mais isolado nos últimos anos.

De acordo com especialistas, franquias de filmes como “Transformers”, “Velozes e Furiosos” e filmes de super-heróis da Marvel tendem a ter um bom desempenho com o público chinês.

Embora “Barbie” seja semelhante a “Transformers” por ser baseado em um brinquedo existente, “não é uma imagem com o qual gerações de chineses cresceram, então você não tem o apelo intergeracional que um filme como ‘Barbie’ tem nos Estados Unidos”, disse Michael Berry, diretor do Centro de Estudos Chineses da UCLA.

Mas Berry, que pesquisa o cinema chinês e a cultura pop, diz que a Barbie ainda é um ícone em todo o mundo, dando ao filme um sólido trampolim para aclamação internacional.

“Crianças em centenas de países… cresceram com as bonecas, suas imagens… [mas] o filme explora esse reconhecimento de nome de uma maneira muito inteligente, jogando tanto com os amantes quanto com os odiadores da Barbie”, disse.

“Barbie” se tornou tudo, desde um teste decisivo de relacionamento até uma celebração da feminilidade para pessoas que podem ter vindo para as roupas rosa choque e ficado para as questões existenciais do filme.

“Dirigir esse discurso é o abraço do filme sobre o que gerações de mulheres amaram e odiaram sobre a marca e o que ela frequentemente representou no passado”, disse Shawn Robbins, analista-chefe do BoxOffice Pro, acrescentando que o filme “aproveitou as conversas culturais sobre papéis de gênero e empoderamento feminino que não são limitados por fronteiras internacionais.”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias