Botafogo-PB afirma que relação com América-RN ficou "prejudicada" e cobra punição aos "criminosos envolvidos"

12 de Junho 2022 - 15h14

O Botafogo da Paraíba divulgou uma nota dura sobre o ato de vandalismo ocorrido no sábado (12), praticado por pessoas com camisas do América de Natal (não se pode chama-los de torcedores), no estádio Almeidão, em João Pessoa. Segundo o clube paraibano, a relação com o clube de Natal ficou "prejudicada" após o episódio e cobrou, ainda, punição "aos criminosos envolvidos" e reparo aos "casos causados" (veja a nota na íntegra ao final da matéria). 

Para quem não ficou sabendo, as cenas de vandalismo foram registradas na tarde de sábado, quando o América foi para João Pessoa enfrentar o São Paulo Crystal (jogo terminou em 1 a 1), pelo Campeonato Brasileiro da Série D. Durante a partida, algumas pessoas que sairam de Natal para assistir a partida, conseguiram acessar a sala onde estavam as bandeiras e instrumentos musicais que pertencem a uma torcida organizada do Botafogo-PB, e destruíram instrumentos musicais e faixas, além de atearem fogo em uma das bandeiras.

"O Botafogo Futebol Clube sempre manteve uma relação cordial em campo institucional com o América-RN, relação esta que fica prejudicada diante do exposto", afirmou o texto da nota publicada, acrescentando que o Botafogo "é um dos clubes que mais sofre com o rigor das medidas adotadas pelas autoridades de segurança e neste momento é um dos mais prejudicados pela falta de isonomia desse rigor".

Vale destacar que nenhum dos torcedores foi levado para a delegacia, conforme destacou a imprensa paraibana nas notícias publicadas sobre o episódio. "A torcida do América foi escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e PM até a BR-101 e seguiu viagem para o Rio Grande do Norte", destacaram os veículos. 

NOTA DO BOTAFOGO DA PB

Diante do episódio lamentável visto por todos nas dependências do estádio Almeidão na tarde de sábado (11) em jogo válido pela Série D entre São Paulo Crystal e América-RN, o Botafogo Futebol Clube vem a público se posicionar e repudiar o ocorrido.

O Botafogo Futebol Clube repudia veementemente qualquer tipo de violência ligada ao futebol. Membros de uma torcida organizada do América-RN depredaram o patrimônio público, ao invadir a sala do Almeidão onde estavam os materiais da torcida Império Alvinegro, e atearam fogo em bandeiras dentro do estádio, abaixo das arquibancadas, colocando a integridade de todos os presentes em risco. Não bastasse o ato covarde e irresponsável, atingiram também a nossa marca, macularam o nosso escudo, um ato que não será tolerado. 

O Botafogo Futebol Clube sempre manteve uma relação cordial em campo institucional com o América-RN, relação esta que fica prejudicada diante do exposto.

O Botafogo Futebol Clube presta sua irrestrita solidariedade à Torcida Organizada Império Alvinegro, que desde 2004 carregam a missão de fazer pulsar a arquibancada sombra do estádio Almeidão, se dedicando exclusivamente ao papel de torcer, empurrar nossos atletas e fazer uma verdadeira festa nas arquibancadas. O clube se coloca à disposição para conversar com os diretores da torcida e encontrar alguma forma de ajudar após a destruição de parte do seu material.

Por fim, o Botafogo Futebol Clube cobra que as autoridades envolvidas na partida, as forças de segurança do estado, a Federação Paraibana de Futebol e o clube mandante da partida, o São Paulo Crystal, tomem as providências cabíveis para que os danos sejam reparados e os criminosos envolvidos sejam identificados e punidos. 

O Botafogo Futebol Clube é um dos clubes que mais sofre com o rigor das medidas adotadas pelas autoridades de segurança e neste momento é um dos mais prejudicados pela falta de isonomia desse rigor.

Não à violência, o futebol é um espaço de paz para todas e todos.

Diretoria Executiva - Botafogo Futebol Clube 
 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias