O Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 28 bilhões neste ano, segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
O preço médio dos presentes deve girar em torno de R$ 221 e 79% dos brasileiros deverão consumir nessa data. Número é 2% maior do que em 2021.
Os consumidores farão esforço maior este ano para presentear as mães, já que para 80% deles os produtos estão mais caros do que no ano passado, razão pela qual 33% dizem que a pretensão é de gastar mais.
“O levantamento traz ânimo para o setor apesar de saber que o consumidor está cauteloso. A inflação impacta diretamente no poder de compra da população, mas a data continua como uma das mais importantes do varejo e o brasileiro mantém a tradição de presentear as mães”, analisa José César da Costa, presidente da CNDL.
A pesquisa ainda revela os produtos que devem ser os campeões de vendas. Roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%).
Compras presenciais devem aumentar
Com o fim da pandemia, a maiora das pessoas pretende ir às compras presencialmente. Mas 44% dos entrevistados dizem que farão as compras pela internet, 13% a menos do que em 2021.
“Dá para perceber que o consumidor está animado para fazer suas compras presencialmente, consequência da vacinação e da segurança que as pessoas estão sentindo em voltar a frequentar o comércio e shoppings. Por isso o varejista deve estar preparado para receber os consumidores e garantir as vendas”, destaca Costa.
Atenção aos preços
Os consumidores estão atentos aos preços, já que 81% pretendem pesquisar os preços antes de comprar os presentes, em sua maioria em sites ou aplicativos pela internet.
As principais formas de pagamento serão o cartão de crédito parcelado (34%), dinheiro (29%, com queda de 11 pontos percentuais em comparação ao ano passado) e Pix (26%, com aumento de 10 pontos percentuais frente a 2021).
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