Candidatura de Ciro Gomes é alvo de pedido de impugnação por causa de "falas racistas"

23 de Agosto 2022 - 18h38

O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu dois dias para o Ministério Público Eleitoral se manifestar em um pedido de impugnação do registro de candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência feito candidato a deputado federal Fernando Holiday (Novo).

No pedido, Holiday e o candidato a deputado estadual em São Paulo Lucas Pavanato argumentaram que o registro do pedetista é completamente “antagônico à legislação” por causa de uma condenação em primeira instância por “falas racistas”.

Em junho de 2018, em uma entrevista, Ciro teria chamado Holiday de “capitãozinho do mato” por sua oposição às pautas defendidas pelo movimento negro.

Após a impugnação do Holiday, o MPE também apresentou manifestação alegando ausência de quitação eleitoral. O ministro também deu prazo de dois dias para o MP se manifestar sobre as considerações da defesa de Ciro, que afirmou que dívidas estão devidamente parceladas, com o pagamento em dia, de modo que ele possui a quitação eleitoral para fins de registro de candidatura.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias