Com mais chuva, universidade do RS prevê novo recorde de cheia no Guaíba

12 de Maio 2024 - 17h35

Com a nova chuva que atinge o Rio Grande do Sul no final de semana, o nível do Guaíba deve voltar a subir nos próximos dias e atingir um novo recorde. Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgadas neste domingo (12), indicam o nível da água pode chegar a 5,5 metros nos próximos dois dias.

A notícia é da CNN Brasil. Caso alcance esse número, o nível já seria 2,5 metros maior que o nível de inundação, que é de 3 metros. O pico registrado até o momento ocorreu no domingo (5), chegou à máxima histórica de 5,33 m, 58 cm acima do recorde anterior, de 4,75 m, registrado em 1941.

“Todos os cenários de previsão reafirmam cheia duradoura e confirmam o repique da cheia com nova elevação de níveis para acima de 5 m. O valor do nível máximo a ser atingido entre segunda e terça-feira depende de ocorrência das chuvas adicionais previstas e vento sul forte, podendo alcançar em torno de 5,5 m” explica a pesquisa da universidade.

Entre sábado (11) e domingo (12) foram registrados volumes significativos de precipitação no Centro, Região Metropolitana e Serra. Às 9h da manhã, o nível dá água era de 4,65 metros. No dia anterior, a medição foi encerrada na casa dos 4,60 metros.

O aumento das águas no Guaíba pode ser potencializado pela chegada da vazão dos rios contribuintes e a atuação dos ventos. A Lagoa dos Patos também preocupa e tem níveis elevados, com tendência de aumento nos pontos monitorados nas regiões costeiras.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias