Por Marcus Arboés
O centroavante Henan viajou para Ribeirão Preto e pode estrear pelo ABC no sábado (14), contra o Botafogo-SP, pela série C. Confira as principais características do atleta
Foto: Fernando Torres
Desde o começo do ano, com Moacir Junior, o ABC teve problemas para conseguir ter um "camisa 9" que desse conta do recado. Allan Dias, por um tempo, foi esse jogador, até se lesionar, até indo bem no jogo aéreo, só que está lesionado. Além dele Wallyson foi usado de falso 9, Ferreira foi dispensado e Jefinho, muito contestado pela torcida, teve altos e baixos.
O fato é que Jefinho, atual único centroavante do time, tem melhorado nos últimos jogos, mas ainda não convence e não tem algumas características que Henan oferece. O ex-atacante do Paysandu também é bom no jogo aéreo, geralmente se posicionando de maneira inteligente entre os zagueiros.
Enquanto Jefinho entrega mais jogando de costas para a marcação, fazendo o pivô, Henan tem mais recurso técnico. Também pode jogar mais "de frente para o gol", pois tem boa visão de jogo e bom passe, o que o torna um centroavante até parecido com Allan Dias improvisado, mas não com tanta movimentação pelo campo.
Ele é bom para jogar ocupando espaços na área ou fazendo digaonais - movimentos de sair da marcação para receber a bola nas costas ou distrair os adversários -, isso pode favorecer o uso dele no estilo de jogo aplicado por Fernando Marchiori, mesmo que não seja titular.
Ah, mas foi dispensado pelo Paysandu...
Sempre que um jogador era reserva e sai de um time da mesma divisão, se gera desconfiança, só que Henan era bem utilizado no Paysandu, sendo reserva de Marcelo Toscano, que tem nível para jogar a Série B. Além disso, o Papão contratou, recentemente, o centroavante Pipico. Espera-se que, nessa movimentação de mercado, o ABC saia no lucro.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado