Conheça os 29 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Natal

07 de Outubro 2024 - 11h24

O natalense sabe que já foram definidos 29 vereadores que vão cumprir mandato na Câmara Municipal de Natal a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Para ajudar o leitor do Portal 96 a conhecer melhor os parlamentares da capital potiguar, preparamos um guia com detalhes sobre cada um dos eleitos. Confira:

UNIÃO BRASIL - 6 VEREADORES

Robson Carvalho

Em seu terceiro mandato seguido, Robson Carvalho foi o vereador mais bem votado de Natal. Ao todo, Carvalho somou 9.785 votos. O parlamentar ganhou notoriedade, recentemente, por fazer ações voltadas para a causa animal, com mais benefícios para os pets e defesa a animais em situação de exploração, como cavalos e jumentos.

Camila Araújo

Camila Araújo foi a segunda mais bem votada do União Brasil, sendo escolhida por 6.563 eleitores. Esse total aponta um aumento de mais de 4 mil votos, em comparação com a eleição anterior. Este será o segundo mandato de Camila na Câmara Municipal. A parlamentar ficou conhecida por ser defensora de pautas conservadoras.

 

Nina Souza

Nina Souza foi reeleita com 6.127 votos. A vereadora vai exercer, nos próximos 4 anos, seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Natal. Criadora das leis de Saúde Digital e dos Consultórios de Rua, Nina preside, atualmente, as comissões de Justiça e de Defesa da Pessoa com Deficiência.

 

Tércio Tinôco

Tércio Tinôco chega ao seu segundo mandato consecutivo. Conhecido pelo seu trabalho na Sociedade Amiga do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (SADEF/RN), Tércio obteve 5.707 votos. Autoproclamado como o "vereador da inclusão", Tinôco foi o primeiro vereador cadeirante de Natal.

Matheus Faustino

Matheus Faustino é uma das novidades no quadro de vereadores eleitos em Natal. Com 5.195 votos, Matheus assumiu a quinta cadeira do União Brasil. Conhecido na internet pelos seus vídeos e sua militância no Movimento Brasil Livre (MBL), Faustino ganhou repercussão após ser agredido pelo deputado federal, Fernando Mineiro (PT).

Tarcio de Eudiane

Tarcio de Eudiane é mais um dos novos nomes eleitos em Natal. Marido da deputada estadual, Eudiane Macedo, Tarcio teve 4.692 votos. Algumas das propostas de Tarcio durante a campanha foram relacionadas às corridas de rua, caminhadas e escrituras públicas de lotes.

 

PT/PV/PCDOB - 4 VEREADORES

Daniel Valença

Eleito para cumprir seu segundo mandato como vereador, Daniel Valença foi o mais votado da coligação PT/PV/PCdoB. Ao todo, Daniel recebeu 8.249 votos. Uma das bandeiras de Valença é a saúde. Em suas propostas, há defesas à equiparação entre auxiliares e técnicos de Enfermagem.

Brisa

Brisa Bracchi conseguiu a reeleição e garantiu mais um mandato na Câmara Municipal de Natal. A vereadora do PT conseguiu 6.877 votos. Com o total obtido, Brisa se tornou a mulher mais do PT na história para o cargo na capital potiguar. Brisa é uma defensora da requalificiação do Centro Histórico.

 

Herberth Sena

O vereador Herberth Sena conseguiu 6.709 votos e foi o 8º mais votado na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Natal. Este será o terceiro mandato consecutivo de Herberth no legislativo da capital potiguar.

Samanda

Vice-presidente do PT em Natal, Samanda Alves obteve 5.189 votos e vai assumir seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Engenheira, Samanda tem como bandeira a Educação.

PP - 4 VEREADORES

Eriko Jácome

Presidente da Câmara, Eriko Jácome foi o segundo vereador mais bem votado de Natal, com 8.819 votos. O parlamentar vai para o seu terceiro mandato. Um dos marcos da campanha de Eriko foi sua proximidade com o comunicador Luiz Almir, que chegou a fazer parte da campanha na TV. Entre suas propostas, Jácome prometeu uma carreta da qualificação, com a oferta de mais de 40 cursos profissionalizantes de nível técnico em cada bairro de Natal.

Cláudio Custódio

Cláudio Custódio ficou com a segunda cadeira do PP. Com 3.939 votos, o professor vai assumir seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Natal. Sua principal bandeira é a Educação, contudo firmou um compromisso de cobrar a nova licitação dos transporter públicos de Natal.

Pedro Henrique

Mais uma das novidades na Câmara de Natal, Pedro Henrique foi votado por 3.728 eleitores. O jovem, que na última eleição havia ficado na suplência, teve o apoio do deputado estadual Hermano Morais. Uma das bandeiras de "PH" é a qualificação profissional e suas promessas são de um mandato colaborativo.

Daniel Santiago

Dono da última cadeira do PP, Daniel Santiago conseguiu 3.721 votos. Também em primeiro mandato, Daniel é um forte defensor da bandeira do autismo e da inclusão. Em suas redes sociais, é possível ver inúmeras postagens sobre a causa.


REPUBLICANOS - 4 VEREADORES

Irapoã Nóbrega

Com 7.760 votos, o ex-secretário de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), Irapoã Nóbrega, foi eleito para seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Natal. Com a ampla votação, Irapoã foi o que mais escolhido pelos eleitores em todo o seu partido. O ex-titular da Semsur vai cumprir seu primeiro mandato na Câmara.

Daniell Rendall

Outro novo nome, Daniell Rendall é mais um do Republicanos que ultrapassou a casa dos 7 mil votos. Atuante na Secretaria Municipal de Educação há 16 anos, Rendall obteve 7.417 votos e foi o segundo mais votado do partido e 5º de Natal. Em promessa, Daniell garantiu que vai destinar 50% das suas emendas para a Educação.

Léo Souza

Mais uma figura de renovação do Republicanos, o apresentador Léo Souza é um dos mais jovens vereadores a chegar na Câmara Municipal de Natal na próxima legislatura. Ele obteve 5.435 votos e foi o 12º dos 29 vereadores eleitos para o legislativo da capital potiguar.

Kléber Fernandes

O vereador Kleber Fernandes se reelegeu para o terceiro mandato, com 5.334 votos. Seus votos o colocaram como detentor da quarta e última cadeira do Republicanos. Fernandes é o único da sigla que não será debutante na Câmara Municipal de Natal.

SOLIDARIEDADE - 2 VEREADORES

Anne Lagartixa

Filha do policial militar reformado, Wendell Lagartixa, Anne Lagartixa foi a mais votada do Solidariedade. A jovem obteve 3.518 votos e conseguiu uma das duas cadeiras obtidas pela sigla para a Câmara Municipal de Natal, a partir de 2025. Seu principal discurso de campanha foi direcionado para a luta pelo seu pai, que está preso na Bahia.

Fúlvio Saulo

Fúlvio Saulo vai para seu segundo mandato como vereador. Tendo ficado de fora no último pleito municipal, Fúlvio obteve 3.086 votos e conseguiu a segunda cadeira do seu partido. Preservação do meio ambiente e defesa dos animais são algumas das bandeiras do parlamentar eleito.

PL - 2 VEREADORES

Subtenente Eliabe

Subtenente Eliabe foi eleito vereador de Natal com 4.224 votos, sendo o mais votado do Partido Liberal no Rio Grande do Norte. Único representante do segmento de segurança pública a conquistar uma vaga na Câmara Municipal, Eliabe tem como bandeiras a segurança pública e se destaca como um dos principais representantes da direita no cenário municipal. O vereador eleito já foi presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN e atuou como deputado estadual entre 2021 e 2023.

Tony Henrique

Tony Henrique é outro dos novos nomes eleitos no pleito do último domingo (6) para a Câmara Municipal de Natal. Com 3.206 votos, Tony tem como bandeira o conservadorismo e ficou famoso por suas pregações religiosas com um acordeon.

PSOL - 1 VEREADOR

Thabatta Pimenta

Com 7.085 votos, Thabatta Pimenta foi eleita a primeira vereadora trans da história de Natal. A candidata do PSOL figurou entre as seis mais votadas para a Câmara Municipal de Natal. Em 2020, Thabatta havia sido eleita vereadora em Canaúba dos Dantas. Na época, Pimenta se tornou a primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte.

PSDB - 1 VEREADOR

Aldo Clemente

Aldo Clemente é o único nome do PSDB entre os que vão compor a próxima legislatura na Câmara Municipal de Natal. Eleito com 5.113 votos, Aldo foi vai exercer o seu terceiro mandato consecutivo como vereador da capital potiguar. Em comparação com sua última eleição, Clemente caiu 68 votos. 

PODEMOS - 1 VEREADOR

Preto Aquino

Único nome do Podemos, Preto Aquino é mais um que vai para o seu terceiro mandato como vereador de Natal. Ao todo, Preto teve 4.959 votos e garantiu por mais uma legislatura sua cadeira na Câmara Municipal de Natal. Nome sempre citado na zona Oeste de Natal, Aquino tem como bandeira a defesa ao Esporte.

PSD - 1 VEREADOR

Luciano Nascimento

Luciano Nascimento vai exercer seu segundo mandato como vereador de Natal. Com 4.214 votos, Nascimento ficou com a responsabilidade de ser o único representante do PSD na Câmara Municipal da capital potiguar. Em comparação com sua última eleição, Luciano cresceu quase 2 mil votos.

REDE - 1 VEREADOR

Eribaldo Medeiros

Oriundo de Tangará, Eribaldo Medeiros será o representante do Rede na próxima legislatura da Câmara Municipal de Natal. Este será o segundo mandato de Eribaldo na capital potiguar. O parlamentar, que teve 4.135 votos, tem como uma das principais bandeiras o trabalho em prol das classes menos favorecidas. 

CIDADANIA - 1 VEREADOR

Hermes Câmara

Hermes Câmara é mais um dos vereadores eleitos que vai cumprir seu segundo mandato na Câmara Municipal de Natal. Com 4.072 votos, Hermes teve um crescimento de mais de 1.300 eleitores que o apoiaram, em comparação com a última eleição. Praticante de judô e jiu-jitsu, Câmara tem o Esporte como uma das suas bandeiras.

DEMOCRACIA CRISTÃ - 1 VEREADOR

João Batista Torres

Atuante no combate à vulnerabilidade social, João Batista Torres terá seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Natal. João Batista é o único do Democracia Cristã na Casa Legislativa. Ao todo, João teve 3.565 votos na disputa realizada nesse domingo (6).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias