Curtinhas: amistoso ABC 1 x 0 Santa Cruz, Beto x Matheusinho, Copinha e mais

02 de Janeiro 2024 - 08h25

Rafael Lacerda analisa amistoso

Ouvi a entrevista do treinador Rafael Lacerda sobre a preparação e, focando no jogo-treino contra o Santa Cruz, realizado domingo, no Frasqueirão, e que tive a oportunidade de acompanhar. Ele explicou os problemas que enfrentou e justificou o primeiro tempo não tão bom. Mais ou menos o que falei nos vídeos que gravei e entendo que precisa de um pouco mais de tempo. Um processo que considero natural. Talvez não tenha tempo. Não concordo com os três zagueiros, não gosto dessa forma, no futebol de hoje você precisa ter alas que saibam jogar, que possam "abrir"  o adversário, se não tiver vai acontecer o que se deu contra o Santinha no primeiro tempo. A não ser que o elenco conte com defensores diferenciados, de bom passe e rapidez, o que não é o caso do ABC, aliás, poucas equipes no mundo têm. Três jogadores de meio-campo presos, sem conseguir jogar. Essa armadilha de três zagueiros, saída de três ou de dois, ou de um, o que precisa no quesito é que jogadores de apresentem e deem o dinamismo necessário.

Melhora no segundo tempo

O time do segundo tempo melhorou porque, mesmo com suas limitações, o ala Romário se apresentou mais e o time ganhou na saída, na chegada do meio para a frente e os meias que entraram Osiel, Vinícius Amaral e o ala da direita (não lembro o nome) fizeram o time jogar um pouco mais, preenchendo espaços no campo adversário. Gostei muito do Bebeto, zagueiro, que acredito pronto para ser utilizado, o Oziel, meioampista, precisa de mais tempo, assim como o Mike, acho. Já notei uma melhora de rendimento do Lucas Gabriel (não mais Romário), opção para o banco sim, e o menino que gerou, no pouco tempo que esteve em campo, os comentários mais elogiosos, alguns exagerados, o Marco Polo, que tem só 15 anos e parece ter um belo futuro pela frente se quiser e não tiver um pai ou empresário para atrapalhar.

Santa Cruz foi melhor

Claro, não só de ABC é feito nosso futebol. O Santa Cruz merece minha atenção igual mesmo que não tenha, nem de perto, o número de pessoas querendo saber do time, como acontece com ABC e América, por exemplo, e a gente entende. Fiquei muito impressionado positivamente com o time de João Paulo. Não me odeiem abcdistas, mas foi um ataque contra defesa no primeiro tempo. O time de Lacerda não andou em campo e o quarteto de excelentes jogadores do meio-campo - Gabriel, Igor, Hítalo e Beto - deitaram e rolaram, criaram várias situações de ataque, e pelo menos três chances claras de gol, fazendo de Wellington o maior nome do primeiro tempo. O ala direita Mandacaru, os zagueiros Lucas, ex-ABC, muito bom, assim como seu companheiro Wesley. Não gostei da atuação do ala esquerda Felipe Cruz. E na frente, Paulinho e Vitinho deram muito trabalho, mas pecaram nas finalizações. O goleiro Wendel quase não foi posto à prova.


João Paulo faz balanço positivo

No segundo tempo, João Paulo fez várias alterações, naturalmente, o rendimento caiu, e o time acabou não tendo o mesmo desempenho da etapa primeira. Mesmo assim deu para ver o aproveitamento de outros bons jogadores do elenco, como os volantes Jonathan e Peu. E nas redes sociais do clube, o treinador fez uma avaliação dos amistosos. E, especificamente, sobre o duelo contra o ABC destacou que seu grupo propôs mais o jogo e lamentou as chances criadas e desperdiçadas, afirmando que merecia ter "matado o jogo". Também se referiu à queda de rendimento, normal, no segundo tempo, e a melhora do ABC, mas afirmando que o padrão de jogo foi mantido, e acho que foi assim. Nos testes, o Santa enfrentou o Serra Branca, perdeu de 2 a 0 (0 a 0) no primeiro tempo com o time titular; 0 a 0 com o Botafogo/PB, também criando boas chances e o último confronto contra o ABC, todos na casa dos rivais. O saldo, para o comandante, foi muito positivo. Falou em ajustes finais para o jogo de estreia no Campeonato Potiguar contra o América.

Potiguar empata com o Atlético/CE

O Potiguar fez seu segundo amistoso de pré-temporada na tarde de sábado (30/12), contra a equipe do Atlético Cearense, no Estádio O Rogerão, em Tibau (RN). O duelo terminou empatado em 3 a 3. O Potiguar abriu 3 a 0 na primeira etapa com gols de Sampaio, Talisson e Walber. Os gols do Atlético foram marcados por Rosivaldo, João Victor e Ailton, na segunda etapa da partida. Na atividade, o treinador Robson Melo utilizou todos os 25 atletas relacionados para o amistoso. A equipe segue em preparação para a disputa da pré-Copa do Nordeste. No dia 7 de janeiro, em São Luís (MA), contra  o Sampaio Corrêa. O confronto será às 16h, em local ainda a ser definido. Ficou evidente que o empate se deu após as mudanças efetuadas na segunda etapa. Bom teste.


Beto x Matheusinho

Vendo o que o Beto jogou contra o ABC, e juntado ao que já tinha observado nas poucas vezes em que foi utilizado no time do América, fico me perguntando, e comparando, como ele é emprestado para o Santa Cruz e o time rubro fica com o Matheusinho que, até agora, nada fez para merecer o salário que recebe? Se o Beto tivesse tido as oportunidades que todos os contratados em 2023 tiveram, tenho certeza, até mesmo o mais cego dos treinadores não o teriam deixado de fora de sua lista de prioridades. É cada coisa nesse futebol. É preciso que se entenda, de uma vez por todas, que oportunidade a jogador da base não é entrar faltando 15 minutos, não,eles precisam, isso sim, de jogos em sequência, dando moral e até mesmo a chance de errar. Apoio moral, conversa, incentivo e ensinamento paciente, assim se formam os jovens valores.

Ismael não foi para a Copinha

Vi a lista dos jogadores do América que viajaram para a disputa da Copinha. Estranhei não ver o nome do zagueiro Ismael, 16 anos, e, lógico, antes de fazer qualquer comentário, pois para mim esse menino é um dos talentos surgidos em nosso futebol na temporada, enviei a pergunta para a assessoria de imprensa que se limitou a me mandar a mesma listagem já publicada nas redes sociais do clube, sem nenhuma informação acrescida. Diante do pouco caso e da falta de informação, se o garoto não está machucado ou se já não foi negociado, só posso dizer que me causa grande surpresa o seu não aproveitamento. Esse menino, canhoto, estiloso, é o melhor zagueiro que vi jogar no Sub-20, foi cooptado em um dos peneirões realizados pelo profissional Ariel Santos (que não está mais no clube), em Baixa do Meio/RN.


Todos prontos para a Copinha

Os garotos do Potyguar Seridoense, do ABC e do América já estão em São Paulo, onde iniciam o sonho de disputar a Copa São Paulo de Futebol Sub-20.  O ABC ficou no grupo 3, com sede na cidade de Bálsamo, e vai encarar Mirassol, Sampaio Corrêa e Coimbra Sports. O América-RN está na chave 17, na cidade de Salto, ao lado de Sfera-SP, Botafogo-SP e Fast Clube. O Potyguar aparece no grupo 28, em Guarulhos, com Flamengo-SP, Vasco e Macapá.  O ABC estreia dia 4, diante do Coimbra, às 19h; o primeiro duelo do América será também no dia 4, diante do Fast/AM, às 15h15. E por fim o Potyguar Seridoense, que enfrenta na abertura o Flamengo/SP, dia 5, às 13h.

Potiguares têm mais chances na Paraíba

Três treinadores potiguares, quer dizer, tem mais profissionais da terra trabalhando na Paraíba que no próprio RN, figuram em clubes do estado vizinho. Renatinho Potiguar vai continuar comandando a equipe do Sousa, onde tem feito um bom trabalho; Ranielle Ribeiro  recebeu a oportunidade de dirigir a equipe de maior investimento, o Serra Branca. E o conhecidíssimo Francisco Diá põe, mais uma vez, seu conhecimento e experiência de tantos títulos conquistados, além de acessos, a serviço do Campinense. Desta vez, as dificuldades financeiras colocam a Raposa na lista dos "azarões" do certame. Vejamos o que acontece e quem se sai melhor. Aqui no RN, somente o Globo com Eugênio Gomes, e o Santa Cruz, que contratou João Paulo, são as equipes treinadas por conterrâneos. O ABC trouxe Rafael Lacerda, já o rival América acertou com Marquinhos Santos, o Potiguar de Mossoró repete Robson Melo, Força e Luz é dirigido por Maurício Carneiro, Fernando Tonet está à frente do Potyguar Seridoense, e Marcelinho Paraíba é o treinador do Baraúnas.

Cano é o Rei da América

Principal artilheiro do Fluminense, Germán Cano foi eleito o Rei da América em 2023 em votação feita pelo jornal uruguaio "El País". O atacante argentino, que deixou os concorrentes para trás com ampla vantagem, obteve 167 votos (67%). O segundo colocado foi Luís Suárez, do Grêmio, com 40 votos (16%), seguido por De La Cruz, do River Plate, com oito votos. No total, foram 250 votantes na premiação. Nenhum brasileiro na disputa. Primeiro jogador do Flu a receber o prêmio, Cano tornou-se o vencedor mais velho da história. O argentino, de 35 anos, deixou para trás o uruguaio Francescoli (1995), o brasileiro Romário (2000) e o argentino Verón (2009), que receberam o prêmio aos 34 anos.


Everton Ribeiro no Bahia?

Neste dia 1º se encerrou o contrato de Everton Ribeiro com o Flamengo. No Rubro-Negro conquistou títulos, virou ídolo e fez a nação muito feliz. O Bahia, de fato, foi quem fez a melhor oferta para Éverton Ribeiro, pelo menos no ponto de vista financeiro e tempo de contrato. O Cruzeiro, de maneira oficial, não formalizou a oferta e avisou que não entrará em leilão. O Flamengo ofereceu um ano de extensão e mantendo os vencimentos (reajuste da inflação apenas). Informa o jornalista Venê Casagrande. A ESPN diz que o meia assina nesta terça-feira com o Bahia. Aguardemos, então.

Lamento por Luan

A diretoria do Grêmio confirmou nas últimas horas de 2023 o fim do vínculo com cinco jogadores do elenco que conseguiram o vice-campeonato no Campeonato Brasileiro 2023.
Destaque para o ex-corintiano Luan, que chegou ao clube como uma aposta e não vingou. Caramba, confesso, fico triste vendo um talento fantástico como Luan encaminhar um final de carreira ainda tão jovem. O que será que aconteceu com esse rapaz? Será que tem recebido a ajuda que precisa? São perguntas que me faço cada vez que vejo notícias sobre ele. E se fosse para o Fluminense de Diniz? Os outros atletas que não ficam no Imortal são o zagueiro Bruno Alves, o meio-campista Gustavinho e os atacantes Juan Iturbe e Luis Suárez, que acertou com o time de Messi, o Inter Miami.

Dica de livro

Vou indicar para vocês uma escritora britânica falecida em 2009, mas que deixou uma obra extensa. Rosamunde Pilcher. Sei livro mais famoso é Os Catadores de Conchas, que ainda não li, mas me encantei com o seu Vozes de Verão. Uma história leve, apaixonante, bem no jeito de você deitar numa rede em algum alpendre da praia ou de um sítio e ler de uma tacada só. Ando pensando em ler Dom Casmurro, de Machado de Assis, pela quarta vez, para ver se tiro a dúvida: Bentinho levou chifre de Capitu ou não. O que vocês acham?





Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias