Curtinhas: Brasil e Argentina perdem, proposta indecente, calendário definido e mais
Brasil perde de virada
A fase não é boa para o Brasil. Na noite desta quinta-feira (16), a Amarelinha perdeu de virada por 2 a 1 para a Colômbia pela 5ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo. É a primeira vez na história das qualificatórias que a equipe perde duas partidas seguidas. O resultado deixa a seleção brasileira na 5ª posição, com os mesmos sete pontos, enquanto a Colômbia assume a 3ª colocação, com nove. O início de jogo foi bom para a Canarinho. Logo aos 3 minutos, Vinicius Jr. tabelou com Gabriel Martinelli, que deu um tapa rasteiro no canto esquerdo de Vargas para abrir o placar.
Até cheguei a pensar que seria o jogo da redenção do futebol do Brasil, uma formação ofensiva, de jogo intenso e rápido, e o gol logo cedo reforçou isso. Infelizmente, Vinicius Júnior se machucou e a defesa do Brasil começou a se complicar, sendo envolvida pelo ataque colombiano. Ainda tivemos chance de fazer o segundo antes de tomar a virada, que veio com dois gols feios, de cabeça, jogo aéreo, o mal da nossa defensiva. Terça tem Argentina.
Uruguai surpreende Argentina
No principal jogo da quinta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Uruguai foi até La Bombonera e venceu a Argentina por 2 a 0 em um clássico quente. Ronald Araújo marcou o gol dos uruguaios aos 41 minutos do primeiro tempo. E já aos 41 da etapa final, Darwin Nuñez aproveitou um contra-ataque e saiu na cara de Dibu Martínez, tocando na saída do goleiro. Como era de se esperar, o clássico foi quente, inclusive tendo um momento de discussão em que até Lionel Messi foi para o "empurra-empurra" pegando um rival pelo pescoço.
Nem tudo foi ruim na noite desta quinta-feira. Apesar da derrota do Brasil, da contusão do Vinícius Júnior, aconteceu a compensação do tropeço dos Hermanos que não tomavam sequer gol desde o final da Copa do Mundo, caindo uma invencibilidade de 14 jogos. Já fico imaginando como vai ser na terça-feira, no Maracanã. El Loco não escalou Suárez e nem Arrascaeta.
Proposta indecente
O Argel Fuchs tem os títulos do Catarinense com o Figueirense, ganhou a Recopa e gaúcho, em 2016; Baiano de 2017 e passagens por vários grandes clubes do futebol brasileiro e recebeu proposta para continuar no ABC. Segundo apurou o repórter Rodrigo Ferreira, a direção do alvinegro ofereceu menos da metade do que ele recebia atualmente; Um indicativo claro de que ele não deve permanecer para 2024. O treinador tem até o jogo de domingo, diante do Guarani, para dar uma resposta. Quem será que está no radar dos dirigentes alvinegros? E fico imaginando quem são os "influenciadores" da contratação? Ainda segundo Rodrigo, que ouviu de uma fonte, teve um dirigente que chegou a propor para Argel ficar sem remuneração e caso conseguisse classificar para a Copa do Nordeste, fase de grupo, receberia R$ 100 mil. A proposta indecente.
Vai dar tempo?
Vamos fazer umas continhas aqui. Desse plantel do ABC fica uns seis? Talvez. Eles se juntariam aos que estão em recuperação e ainda contundidos, que não podem ter os contratos rescindidos. Vai vir, provavelmente, um novo treinador e vamos ver quantos jogadores serão indicados, contratados, tudo isso para ter uma equipe pronta para estrear dia 7 de janeiro, na pré-copa do Nordeste. Não sei, mas acho impossível que haja tempo para fazer a montagem e ter competitividade para enfrentar um Sousa que já contratou vários jogadores e renovou com o treinador Renatinho Potiguar e quase todos os jogadores da boa campanha da Série D passada. Situação delicada. Até mesmo o executivo Marcelo Segurado começa a ter permanência incerta, já que recebeu sondagens de Náutico e Remo.
Fábio Lima
Fábio Lima vai ser desfalque no ABC por um bom tempo. A entrada criminosa do jogador Jadson, meio campista do Juventude, pode ter provocado rompimento de ligamentos do tornozelo do atacante. Pelo menos esse era o temor manifestado pelo próprio atleta. Não houve fratura, menos mal, mas se confirmado o rompimento a recuperação será demorada e sofrida. Em contusões de tornozelo, mesmo depois de recuperado, liberado, o jogador, tenho experiência própria, ainda passa um tempo inseguro e jogando sempre com receio. Uma das contusões mais sérias para quem atua no futebol, principalmente. Equivale a contusão do ombro para quem joga voleibol.
Vênus da Cidade da Esperança
O dirigente Renilson Ferreira era dirigente do Vênus, da Cidade da Esperança, e não do Fluminense, como erradamente coloquei no meu blog ontem. O bairro mais populoso da zona leste de Natal é um celeiro de grandes jogadores e certamente, caso se confirme o surgimento do QFC, vai dar um brilho especial no nosso campeonato potiguar que anda carente de boas equipes para rivalizar com os favoritos de sempre.
Segunda Divisão na reta final
O Campeonato Potiguar 2ª Divisão chegou à última rodada, com título definido matematicamente, mas ainda disputado ponto a ponto na tabela de classificação.
Nesta quinta-feira (16), o Riachuelo recebeu o Parnamirim no Frasqueirão. O Parnamirim venceu por 5 a 0, com gols de Ezequias, Filipi Pires, Emerson Tubarão, Renan e Erivan. A 10ª e última rodada teve início na quarta-feira (15) com o jogo entre Baraúnas e Alecrim. O Verdão venceu por 2 a 1, com gols de Felipinho. Bisneto marcou para o Leão do Oeste. Os artilheiros da competição marcaram nos últimos jogos e mantiveram o empate. Bisneto do Baraúnas e Erivan do Parnamirim lideram a artilharia do Campeonato, com 10 gols cada.
Dia do troféu
O último confronto da rodada e do Campeonato será no próximo domingo (19). O jogo Laguna x Mossoró fecha a competição com a disputa entre o campeão antecipado e o time mais jovem do Estadual. A partida será às 15h, no Estádio Frasqueirão, em Natal. A arbitragem será de Mariana Regina de Paiva Oliveira - CBF, assistente 1 Edilene Freire da Silva - CBF; assistente 2 Debora Rayane F. Martins – CBF e 4ª árbitro João Paulo Jales Dantas – CEAF.
Calendário pronto
A FFN publicou, nesta quinta-feira (16), o calendário do Campeonato Potiguar 2024. Com 15 datas previstas para o Estadual, o documento entra em consonância com os calendários da Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Uma nova reunião será marcada com os clubes para a realização de um sorteio que definirá os mandos de campo do segundo turno. A tabela do Campeonato Potiguar 2024 será publicada em breve (ver o portal da FNF).
Potiguar se reforça
O Potiguar anunciou reforços para o Campeonato Potiguar e o Campeonato Brasileiro Série D. O goleiro Conrado; o zagueiro Douglas Santos; os meio-campistas Fernando Portel e Jefinho; o lateral-direito Alessandro Maranhão; o atacante Pecel; e Lucas Cipoal, que pode atuar como atacante e como lateral-direito. Renovou os contratos do zagueiro Anderson Junior até 2025 e a continuação do trabalho do técnico Robson Melo para a temporada 2024. O que vejo de positivo nas contratações é que não tem medalhão em final de carreira.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado