Curtinhas: clubes em dificuldade, contra as bases, gafe de Sena, América perde, ABC estreia e mais

03 de Janeiro 2023 - 23h11

Clubes de pires na mão

Bom para o futebol potiguar, mas eu não entendo como, com tevê, com dois clubes que conseguiram acesso e, mesmo assim, o nosso empresariado continua a ignorar solenemente nosso futebol. Assim como não entendo, por outro lado, o contrasenso desse monte de patrocínio, todos os anos, para a FNF (a entidade entra em campo, tem elenco  para pagar?) e nada para clubes como, por exemplo, o Alecrim. Pelo que sei José Vanildo recebe aportes financeiros da CBF para bancar, emular o esporte  e pagar os salários dos funcionários. E ainda tem, além dos patrocinadores, as receitas de porcentagem dos jogos, sem falar das cobranças de inscrição de jogador, trasnferência e tudo mais. Clubes nunca se fortalecem com essa política.

Band renova

O Grupo Bandeirantes de comunicação no Rio Grande do Norte e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) renovaram o contrato de exclusividade para transmissão do Campeonato Potiguar de Futebol para os anos de 2023 e 2024. A assinatura aconteceu na manhã desta terça-feira (03), na sede da FNF, e contou com a presença de representantes dos clubes que participam da competição (Iband).

Dirigentes contra a bases?

Ainda na mesma resenha, o presidente da FNF, José Vanildo, também presente, afirmou que os próprios dirigentes de clubes, falando sobre bases, não querem campeonatos longos. Eu duvido, mas também acho muito pouco provável que alguém apareça para contradizer o mandatário eterno da FNF. Vivemos um  momento que poderia ser de ressurgimento, mas, não adianta. As coisas continuam na mesma. Um futebol de dirigenes e federação que não valorizam, em conjunto, as categorias de formação, vai dar um passou à frente, mas dois para trás na sequência. Sob a gestão de José Vanildo perdemos base, futebol feminino e futebol amador. E nossos pobres clubes, à exceção de América e ABC, sem condição sequer de participar do Campeonato Potiguar. E ele diz que ajuda. Pior: os dirigentes confirmam.

Alecrim em dificuldades

Hígor César "tirando leite de pedra" para tentar montar a equipe do Alecrim para o Estadual. Plantel reduzido, poucas perspectivas de melhora, presidente Emerson ausente e muitas incertezas.  Nunca imaginei que seria assim. Achei que, depois da conquista do título da Segundona, voltando à elite, as coisas se tornariam  mais fáceis e o time verde conseguiria manter o elenco e ainda reforçar. Aconteceu o contrário. Apenas Gileno e Alan permaneceram, além dos garotos Peu e Thallison Bahia, que ganharam espaço durante a competição vitoriosa.

Leandro Sena se complica

Muito infeliz, realmente uma gafe imensa cometida pelo treinador do América, Leandro Sena, participando da estreia da Resenha do Barba, no canal do Marcos Lopes, nesta terça-feira, dia 3. Sena descartou o Potiguar de Mossoró, que enfrenta o CSA, e lascou a projeção de uma viagem a Maceió, adiantando a logística, caso vencesse o Moto Clube, jogo da pré-Copa do Nordeste na quinta-feira. O CSA tem que vencer o Potiguar, esqueceu Sena, e isso repercutiu muito negativamente na terra de Santa Luzia. Treinador de futebol tem que tomar muito cuidado no que fala, mesmo que a gente sabia que não houve intenção de menosprezo ao Time Macho.

América perde na estreia

O América estreou com derrota na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta terça-feira (3). Perdendo de 2 a 0, o time poriguar buscou o empate, mas acabou tomando o terceiro gol e viu o Catanduva vencer de 3 a 2. Na hora do rubro do time da casa, era o América que pressionava em busca da virada. Bruninho, Moisés e Tiuí maracaram para os paulistas, Maranhão e Tiringa para os potiguares. O time comandado pelo técnico João Paulo voltará a campo na próxima sexta-feira (6), às 20h, contra o Avaí-SC, no estádio Sílvio Salles, Catanduva (SP).

Norberto está pronto

O ala/meia Norberto participou do Jogo Rápido desta terça-feira e falou das expectativas de voltar a vestir a camisa do América. Apesar de ter chegado depois e participado apenas 10 minutos do amistosom da confusão, contra o Retrô, ele tinha entrado no segundo tempo, deixou claro que se sente pronto para ajudar a equipe, começando jogando ou no banco de reservas. E também admitiu jogar em outras funções, fazendo uma meia, ala ou atacante na segunda linha. Originário da meia, ele certamente tem essa condição, ainda mais agora com a bagagem que adquiu atuando em vários grandes clubes do futebol brasileiro. Ele reforçou ainda que tinha convites de outros clubes, até de séries acima, mas que voltar ao América sempre esteve nos seus planos e, por isso, resolveu "adiantar".

O ABC na Copinha (foto)

O ABC finalizou na tarde desta terça-feira (3), na cidade de Santa Cruz da Conceição (SP), a preparação para a estreia na Copinha  2023. O time potiguar inicia sua caminhada na competição nesta quarta-feira (4), às 19h, contra o Maringá/PR, no Estádio Bruno Lazzarini, em Leme (SP).  Gilmar Oliveira, técnico da equipe, falou ao Jogo Rápido e destacou a confiança de começar com vitória e repetir a boa campanha do alvinegro, conseguindo a classificação à segunda fase.

Atacante no DM

E o Rafael Silva, ainda entregue ao DM? 
Interessante, o Marchiori pede um atacante que tem um histórico de poucos gols, um meia de pouca qualidade como o Rafael Luz (pelo que vi até agora), outro atacante limitado, Felipe Garcia, e não renova com o ídolo e artilheiro Wallyson. Futebol de loucos. O elenco, nesta terça-feira, vocês já sabem, né? "Grupo participou de trabalho de posse de bola em campo reduzido através de mini-jogos". Lembram o que falei? Não sei como os atletas não se entediam de fazer a mesma coisa quase todo dia. 

Nunca aproveitados

Thallison, ala, João Vitor, atacante, Vitor Bahia volante e Allison Baixinho, meia atacante, destaques do ABC, vejam só, na Copinha do ano passado, destaques mesmo, nunca foram aproveitados pelo alvinegro. Nem por Moacir Júnior e muito menos por Marchiori. E ainda o Gabriel China, o Rafael, entre outros. O negócio dessa gente inteligente é contratar "estrangeiros". Eles vêm, muitas vezes nada jogam, vão embora, levam o dinheiro, quando não, colocam na Justiça e, mesmo assim, ano seguinte, os caras repetem os erros. Thallison e João Vítor estão no Afogados, Vitor Bahia vai jogar no Alecrim e Allison Baixinho está no Santa Cruz de Natal.

Casão agradece

Walter Casagrande Júnior, um dos comentaristas esporivos mais respeitados e corajosos do Brasil, e que sempre toma posições em defesa da democracia e da justiça, não é benquisto entre os jogadores. Naturalíssimo. Ele foi eleito pelos jogadores como pior comentarsta de 2022 e se manifestou, para mim, coberto de razão.

- Não é nada estranho e não me incomoda minimamente o que me escolheram. Na realidade, ser escolhido o pior pela maioria dos jogadores atuais chega a mim como um grande elogio - disse, em seu blog no "Uol".

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias