Curtinhas: Constantino, Giva, mudanças de Dorival, transmissão da 96 FM e mais
Constantino Jr (foto)
Ele já foi presidente do Santa Cruz e da Liga do Nordeste, e foi uma espécie de faz tudo na história de seu clube de coração, o Tricolor pernambucano. Seu nome: Constantino Júnior, tratado por Tininho pelos amigos e vem referendado, cercado, diria assim, de elogios de todos os lados. Isso é positivo? Claro que sim. Mas qualquer avaliação, boa ou má, feita antes sobre profissionais de futebol, em todas as áreas, é leviana e sem embasamento. Duas coisas para mim super importantes e positivas sobre o pernambucano: foi mascote e nunca exerceu o cargo de executivo de futebol propriamente.
Experiência
O escolhido pela SAF do América de Natal tem no currículo o cargo de diretor de futebol do Santa Cruz na conquista de acessos da Série D até a Série A, além de títulos do Campeonato Pernambucano, da Série C (2013) e da Copa do Nordeste (2016). Em 2017, foi eleito presidente do Santa. Em 2022, assumiu a presidência da Liga do Nordeste após a renúncia de Alexi Portela. Ele será apresentado nesta quinta-feira, às 15h, em coletiva já marcada.
Giva, ex-ABC
Depois de críticas e ameaças, coisas ruins no final de semana, surgem no horizonte do América/SAF boas novas. Depois do anúncio, elogiado, do novo executivo de futebol, eis que um atacante conhecido surge. O nome dele é Giva, 31 anos, que depois de três anos no Retrô acertou seu ingresso com o rubro potiguar. Foram mais de 70 jogos com a camisa da Fênix e 22 gols, sendo que dez deles somente na temporada campeã de 2024. Ele era reserva do Mascote. No seu currículo tem passagens por Botafogo/PB, Figueirense/SC, Imperatriz/MA, Ponte Preta/SP, Santos/SP e ABC.
Projeto engavetado
Sobre o ABC, o tão falado Projeto Comercial vai ficar adormecido por mais um tempo. Estaria passando por ajustes, e bota ajustes nisso, pois sua apresentação, convenhamos, foi um fracasso, provocando enorme decepção, pelo menos foi essa a impressão que me passou alguns dos dirigentes que tiveram acesso. Nesse momento, creio, o foco é a eleição, chapas nas ruas e o corpo a corpo pelo voto.
Candidatos e treinador
E por falar em eleição do Alvinegro, creio que está faltando, e discutimos isso no programa da última segunda no Jogo Rápido, que cada candidato já tivesse agendado, acertado, conversado, seu treinador, sua comissão técnica e também alguns nomes de prováveis reforços. Você perguntaria, mas como? Simples: abrindo o jogo: "olha seu fulano de tal treinador, se eu for eleito você é meu nome para comandar o ABC. E na possibilidade do escolhido se empregar, deixar de estar à disposição, um outro na lista. Só não pode acontecer é deixar para montar time e tudo às vésperas das competições.
"Todo Duro" está no banco
Até que enfim! "Todo Duro" está fora do time titular da seleção brasileira. Fico me perguntando como se explica a convocação de Danilo para a ala direita da seleção, quando tem duas ou três temporadas que ele joga, e mal, de zagueiro? E tem mais: ultimamente tem ficado no banco de reservas do seu time, a Juventus de Turim. Dorival o barrou, mas fez questão de fazer média, exaltando o fato dele estar há 11 anos atuando na Europa, e daí? Vanderson, do Monaco, entra em seu lugar. O time ainda terá mais duas mudanças - Bruno Guimarães no lugar de André e Gerson para a vaga do murrinha Paquetá, suspenso.
Três mudanças
A escalação para enfrentar o Peru, nesta terça-feira, no Mané Garrincha, terá Ederson, Vanderson, Marquinhos (ainda?), Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Savinho e Igor Jesus. Ainda cabia nesse time o Luiz Henrique, sacando o Raphinha ou Savinho, trazendo o botafoguense para atuar mais perto de Rodrygo e Gerson do meio-campo, abrindo a passagem para o Vanderson, mas com missão de também continuar as jogadas agudas pelo lado direito. Sou radicalmente contra "aprisionar" talentosos jogadores em lado de campo.
Futebol feminino
Seis clubes confirmaram participação, e os detalhes para o Campeonato Potiguar Feminino 2024 foram definidos na última sexta-feira (11), em reunião na sede da FNF. América, Estrela Potiguar, Monamy, Potyguar Seridoense, União e UNIVAP oficializaram participação. Com a participação do número mínimo exigido, a CBF garantiu a vaga do RN no Brasileiro Série A3. O sistema de disputa do Potiguar seguirá o modelo de 2023. Todos os clubes se enfrentarão em grupo único, em jogos de ida. Os quatro melhores colocados avançam para a semifinal e os vencedores à final, em jogo único. O início da competição será no dia 2 de novembro, com jogos aos finais de semana (FNF).
Segundona
Uma coisa tem me preocupado, e muito, na disputa de nossa Segunda Divisão. Nos últimos três jogos da equipe do Parnamirim, que nunca tivemos quase informação nenhuma, a equipe tomou nada menos que 16 gols. O mais preocupante é que todos os jogadores inscritos têm em seu currículo o fato de ter jogado somente no próprio Parnamirim, quando a gente vê no elenco nomes conhecidos com passagem em outros clubes de nosso Campeonato Potiguar. A pergunta: será que a FNF e dirigentes checaram a procedência e a ficha dos atletas contratados?
QFC ainda líder
O fim da quarta rodada do Campeonato Potiguar Segunda Divisão mexeu com a tabela de classificação e acirrou ainda mais a disputa pelo acesso à elite do futebol potiguar. No encerramento da rodada nesta segunda-feira (14), o Rio Grande venceu o Univap por 1 a 0 e assumiu a vice-liderança do Campeonato com 7 pontos. Em seguida, nesta ordem, Alecrim, Univap e Laguna somam 6 pontos cada. O QFC é líder isolado com 10 pontos, com três vitórias e um empate, com sete gols de saldo. Na outra ponta da tabela, o Parnamirim que ainda não pontuou na competição.
Primeiro turno
A quinta rodada encerra o primeiro turno no próximo fim de semana. Alecrim e QFC se enfrentam no sábado às 15h no Barretão. No domingo, o Laguna recebe o Univap às 15h no Nazarenão, enquanto o Parnamirim encara o Rio Grande no Barretão no mesmo horário.
A TV FNF transmite dois jogos a cada rodada no canal da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol no YouTube.
Transmissão da 96 FM
PS: por falar em seleção, se você está cansado da mesmice e babaquices e protecionismo das transmissões convencionais de jogos da seleção, vem com a gente da 96 FM. Hoje à noite, com narração de Judson Araújo, comentários meus e de Júnior Lins, ancoragem de Wilson Mancini, faremos o jogo Brasil x Peru. E vocês sabem: aqui não tem Caio Ribeiro passa pano, maestro Júnior e nem nada de falácias e bajulações, jogou mal, o pau canta!!!
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado