Curtinhas: dia de sorteio, presenças ilustres, aves de rapina, esconde-esconde e mais

16 de Abril 2024 - 22h28

Sorteio da Copa do Brasil

A CBF definiu que o sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil ocorre nesta quarta-feira, 17, às 14h30. O América, o representante que nos resta,  pode enfrentar qualquer equipe do Pote 1.
Confira os potes:

Pote 1
 Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá

Pote 2
América-RN, Vasco, Juventude, Goiás, CRB, Sport, Sampaio Corrêa, Vitória, Criciúma, Brusque, Operário, Botafogo-SP, Ypiranga, Sousa-PB, Amazonas e Águia de Marabá.
Diz aí nação americana, qual a preferência? Dá para ter esperanças contra Cuiabá, Ceará, Bragantino, Atlético/GO e Botafogo, dá sim!

Presenças ilustres

Tivemos presenças ilustres no programa Jogo Rápido desta terça-feira. Do ABC, o meu amigo Álvaro Brito, efetivado vice-presidente de futebol do alvinegro, que falou das suas perspectivas para o futuro, seus planos e da boa receptividade por parte de todos na sua chegada. Destacou seu contato diário com a direção e também com Francisco Diá e Marcelo Cabo. O ex-atleta, que também é vice-presidente da AGAP-RN fez questão de ressaltar o bom momento da equipe, o trabalho que está sendo realizado para uma boa estreia na Série C. Álvaro não descartou a possibilidade de mais reforços serem anunciados ainda esta semana, mesmo fazendo questão de ressaltar a dificuldade do mercado.

Presenças Ilustres II

Djalma Freire, ex-presidente e hoje vice-presidente de marketing do Potiguar, um de nossos representantes na Série D, também esteve na bancada dando reforço de audiência ao programa. Ele deu a boa nova de que o Time Macho vai manter quase toda a formação titular que enfrentou o América, menos um jogador, além dos garotos da base - Paulinho, Oliveira (goleiro), Pedrinho e Kauã - e confirmou que alguns reforços estão agendados, um já acertado, ele só não divulgou o nome porque não assinou contrato ainda. O dirigente lamentou o prejuízo técnico e financeiro de não jogar em casa, mas já definiu ações de marketing para que a torcida assuense possa se juntar aos seus para os jogos da Série D. Tomara que dê tudo certo.

Aves de rapina do futebol

Uma coisa que me adoece e o ABC é muito vitima. Falo dos empresários. A direção do clube precisa dar um basta para um monte de ave de rapina que vive circulando pelo clube, ou assediando, aconselhando mal os jovens valores. O histórico de atletas que foram tirados, "negociados" em situações que prejudicaram a agremiação é recheado. Lembro do Breno Lemos, e tem até atleta na Premier League que foi "roubado" daqui, sem falar no pouco dividendo de um Ayrton Lucas, Matheus Matias, Fessin, Tonhão e tantos outros que a gente nem ficou sabendo. Se somar o prejuízo causado por Mendes, Pastana, Salton, Cartaxo-Marchiori e Segurado o montante é muito alto.

Política do esconde-esconde

O América voltou aos treinos nesta terça-feira e tudo indica que  a política do esconde-esconde vai continuar. Nada de confirmação de reforços, nem no disse-que-disse, nem mesmo a turma infiltrada, a mesma que faz o trabalho das fakes contra os "inimigos" que eles sorteiam parece ter acesso a nomes, pois tudo indica que já tem jogador contratado. A pergunta que faço é a seguinte: quantos serão dispensados. Vários jogadores desse elenco não têm condição de continuar, e continuando, evidente, vão provocar o inchamento prejudicial do plantel.

Risco de perder atletas

Outro assunto que tem preocupado o torcedor, mas parece não afligir a direção é o risco de perder jogadores importantes como Souza, Renan Bragança, e também até mesmo o Marcos Ytalo e Gustavo Henrique. Não coloco Norberto na lista porque ele jogou muito pouco, mas certamente é um atleta que tem mercado pela sua qualidade técnica invejável, coisa rara no futebol hoje, mesmo para equipes de séries acima.

Randerson de saída

O volante Randerson, revelação do ABC nesse Campeonato Potiguar, pode ser negociado com o Goiás. Que absurdo! Não tem jeito. Já haviam me informado que ele estava faltando treinos, até mesmo "desaparecido" do clube, e de repente, a notícia da sua saída me esclarece tudo. Pode ser que esteja enganado, mas isso é coisa de empresário. Os boatos também ciaram o nome do volante Bebeto.

Diá desconhece

O ABC precisa mudar essa política ridícula de não aproveitar seus bons valores na equipe profissional e continuar acreditando que a solução é apostar em estrangeiros. Todos os grandes clubes do Brasil, Flamengo, Palmeiras e Santos apostam e colocam jovens em campo, mas o ABC não pode, ter que vender antes mesmo de jogar!? A notícia chega no mesmo dia da inscrição do garoto Gustavo, negociado com o Atlético/GO. Depois, conversando com o consultor Francisco Diá, ele disse desconhecer a negociação.

Situação de Richardson 

Uma coisa que o ABC precisa abrir do olho. O zagueiro Richardson, que tem mercado, está com contrato prestes a se encerrar, data do dia 30. E se ele for procurado por qualquer clube e assinar um pré-contrato, o ABC poderá ficar sem ele um dia após finalização de seu vínculo. Acho que a direção deveria correr e acertar sua permanência.

 
Pré-contrato de Reis
 
 Uma coisa que depois a diretoria jurídica do alvinegro deveria correr atrás e se certificar: se Wellington Reis assinou um pré-contrato com a Aparecidense-GO, ele estaria mesmo liberado para acertar e vir para Natal sem desfazer o acerto?

Apito desastroso

Essa arbitragem dos bombados e altos sopradores de apito que tomaram conta do futebol brasileiro vai criar muitos problemas e causar um grande prejuízo nas competições. Se os absurdos estão acontecendo na Série A, imagina o que a gente não vai ver nas séries B, C e D. Coitados de ABC e América quando jogarem fora de casa contra adversários de federações mais influentes. Um escândalo a falta de preparo desse povo que não serve para nada, não tem profissão, mas termina um curso de nível superior e resolve ser árbitro de futebol. Não digo que não temos bons, mas a maioria não tem a mínima condição.

Afastar é pouco

Três árbitros que tiveram atuações desastrosas na primeira rodada do Brasileiro foram afastados  pela CBF. Ficou decidido que Flávio Rodrigues (das penalidades em São Januário), André Luiz Skettino (que fuzilou o Atlético-GO nos escândalos a favor do Flamengo) e Yuri Elino (que não expulso Fagner) estão fora das "próximas escalas", sem uma data definida para o retorno. CBF e Comissão de arbitragem confirmaram a decisão nesta terça-feira.




Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado