Curtinhas: Dia do treinador, Potiguar perde nos pênaltis, sorte de Lacerda, Vini Jr. e mais

14 de Janeiro 2024 - 22h47

Esqueceu Tostão (foto)

Neste domingo, 14 de janeiro, é comemorado o Dia do Treinador. O twitter do ABC esqueceu de Tostão, pelo amor de Deus! Esse cara é fera e é grande descobridor de talentos e formador de bons valores.

Nosso parabéns e gratidão aos nossos comandantes, Rafael Lacerda, da equipe profissional, Gilmar Oliveira, treinador do Sub-20, Edmar Pereira, técnico do Sub-17, e Josemar Clementino, treinador do Sub-15.

Parabenizo os meus

E aproveitando a carona, parabenizo a todos, ao mesmo tempo aproveito para homenagear grandes treinadores, queridos mestres com quem tive a honra de aprender. Olinto Galvão, Artur Ferreira e Jucivaldo Félix (tempos de futsal); José Djalma, o Tenente; Pedro Teixeira (Pedrinho 40), Ivo Hoffman, Walfredo Medeiros, Luiz Carlos Scala, Antonino (no Ferroviário) Erandy Montenegro, Pedrinho Albuquerque,  Gilberto Pereira (Betinho), Ranilson Cristino, Antônio Galvão, esses de meu tempo de jogueiro. Como jornalista, destaco trabalhos de Francisco Diá, Heriberto da Cunha, Arturzinho Lima (campeão do Nordeste pelo América), Geninho, Gilmar dal Pozzo, e, acho, é só. No Brasil, o maior de todos: Otacílio Pires, o Cilinho, com menção, claro, ao mestre Telê. Agora, se fosse fazer uma lista das "miséra" que nada sabem de futebol e enganaram, e enganam, seria maior ainda.

Potiguar perde nos pênaltis

O Potiguar se despediu da Copa do Nordeste. O sonho morreu nas penalidades, mas justiça seja feita, o time mossoroense jogou de igual para igual com os donos da casa e, posso dizer que, após o gol de empate - marcado por Talison, aos cinco minutos do segundo tempo, Lennon havia marcado para o Belo, aos dois - o Time Macho foi para cima e quase vira o placar. Depois, os pessoenses também levaram perigo nos minutos finais quando o Potiguar já aceitava a disputa de penalidades. Pelo lado do alvinegro paraibano, apenas Furlan desperdiçou  enquanto Wendel, Rosseto, Tibiri e Kiko converteram. Já pelo lado do Potiguar de Mossoró, Anderson e Pecel desperdiçaram, chutando na trave, enquanto Sampaio e Paulo Ricardo, esse repetindo a cobrança de categoria do chileno Parraguez, converteram. O Potiguar de Mossoró volta suas atenções para o Campeonato Potiguar, onde enfrenta o ABC no próximo dia 28, jogo adiado da primeira rodada.

A sorte de Lacerda

O futebol é incrível demais. Confesso que, se fosse treinador, não sei se já registrei isso escrevendo, mas teria, talvez, cometido um grande erro se fosse treinador e, talvez, repito, tivesse jogado a vitória fora. Não disse, mas na hora que Lacerda sacou o Wallyson eu faria diferente, o jogador a sair era Javier Parraguez. Vejam como são as coisas do futebol. O cara marcou o gol de empate e foi decisivo em sua cobrança de penalidade. Treinador precisa, muito, de uma coisa decisiva no futebol: sorte. E Rafael teve. Ele, para mim, errou na escalação, depois consertou; errou na sacada do Samuel, mas o Jardel entrou muito bem; manteve o Parraguez que estava muito fora do jogo, e foi o que deu. Claro, o treinador também, inegável, teve seus méritos. Que bom. Diferente do ano passado, quando mesmo jogando bem, o ABC perdia.

Gustavo Henrique x Júnior Negão

No X (ex-twitter) do América as imagens, bacanas, dos gols do atacante Gustavo Henrique, recém-contratado. Esse tem o que mostrar. Seria muito importante que o treinador Marquinhos Santos pudesse contar o quanto antes com esse atleta. Uma referência dentro da área que impõe respeito e cuidado, às vezes, medo, aos adversários. Seu último clube no Brasil foi o Figueirense-SC, onde balançou as redes 10 vezes, e recente, foi em 2022, depois ele jogarria no vietnan, onde foi campeão e depois Iraque, sua última pasagem. Gustavo Henrique me lembra muito o estilo de Júnior Negão, 37 anos, que está na China fazendo gols ,também com  passagem no ABC.

O tratamento de Parreira

O técnico Carlos Alberto Parreira está há quatro meses realizando um tratamento quimioterápico para combater um linfoma de Hodgkin (câncer que se origina no sistema linfático, que é uma parte do sistema imunológico, de defesa do organismo), comunicou nesta sexta-feira (12) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em nome da família do ex-treinador da seleção brasileira masculina de futebol.
Segundo a família de Parreira e a equipe médica do Hospital Samaritano, o treinador de 80 anos de idade “está há quatro meses em tratamento quimioterápico e vem apresentando excelente resposta”.
Me sinto mal ao ver essa notícia, pois critico muito o Parreira como treinador e, claro, torço para que ele se recupere e possa ter uma velhice tranquila.

Elogios de Rui Porto

Vão dizer que estou "me pabulando" (bem novinho isso), mas em encontro que tive com meu amigo de infância José William, zagueiro dos bons, e falando de minha passagem pelo Alecrim, para minha surpresa, ele revela que ouviu o jogo Botafogo 2 x 1 Alecrim, no Maracanã, em 1986 e afirmou que o comentarista Rui Porto me fez vários elogios. Naquela partida memorável, amigos - Ranilson, Roberto Lili - entre outros, haviam me relatado os elogios de João Saldanha, e eu já me sentia nas alturas, imagine agora sabendo do Rui Porto, outro mestre.
Só os comentaristas de Natal (à exceção de Rubens Lemos) não enxergavam, creio. E o pior é que isso continua até hoje, por isso seguro até o fim a bandeira das minhas categorias de base.

Mortes na Itália

Quis o destino que o Brasil perdesse em 1990, essas duas grandes personalidades do rádio esportivo, ambos na Itália: Ruy Porto e João Saldanha, que também faleceu em território italiano durante a Copa do Mundo.  

Não vale à pena

Eu ia escrever um textão sobre um encontro infeliz que tive no sábado, mas quer saber? Não vou alimentar o mal que me faz mal.

Show de Vini Jr.

O Real Madrid é campeão da Supercopa da Espanha! E o título veio em uma ocasião para lá de especial. Neste domingo (14), no Estádio Al Awwal, em Riade, na Arábia Saudita, o Merengue enfrentou o seu arquirrival Barcelona no El Clásico, que teve transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, e levantou a taça após goleada por 4 a 1, que contou com uma grande atuação de Vinicius Jr..Com o título, o Real chegou à sua 13ª conquista de Supercopa e agora está a apenas uma taça de distância do arquirrival, que foi campeão em 14 oportunidades, sendo a mais recente na última temporada (2022/23).
Vendo esse jogo, mais essa atuação de gala do Vini, da dupla brasileira, eu fico me perguntando se isso não pode acontecer na seleção? Claro que pode. Vamos lá, Dorival!!!

O desabafo sincero de Vini Jr.

Em entrevista coletiva, Vinícius faz desabafo sincero e até autocrítica.
"A verdade é que fico muito triste porque todos querem brigar comigo, porque sabem que vai sair na imprensa que o Vinicius disse isso, disse aquilo. Mas tento estar ao máximo muito tranquilo e focado na partida para poder fazer o melhor para os meus companheiros. Mas, às vezes, não sou só eu. Claro que não sou santo, às vezes falo demais, às vezes dou drible que não devo fazer. Mas estou aqui para melhorar e dar exemplo para crianças que me admiram", disse Vinicius. "Quero melhorar, e Ancelotti me ensina todo dia o que fazer, e meus companheiros também", finalizou.

Gerson era mais

A gente vê poucos vídeos do canhota Gerson de Oliveira Nunes. E o mestre, hoje comentarista, tranquilamente é para ser colocado no patamar dos que ficam um os dois patamares apenas abaixo do Rei Pelé. O jeito de Gerson jogar já aliava modernidade e classicismo, jogo rápido, desarmes e lançamentos maravilhosos. Pobres cegos os que não enxergam esse brasileiro e falam maravilhas de Xavi, De Bruyne e Kross, que jogam muito, mas o "Canhotinha de Ouro"  era mais. Dei risada quando ouvi um vídeo em que ele afirma: sou Tricolor (FLU) em todo lugar do Brasil, mas Botafoguense no Rio. E como eu, que torço por todos do RN, ele torce por todos do Rio. Estamos certos.

Dica de filme - Tom Hanks

Se não viu, juro, você não sabe o que está perdendo. O Pior Vizinho do Mundo, na HBO Max, com Tom Hanks no papel do rabugento Otto Anderson, vizinho mal encarado, encrenqueiro e  mal humorado. Só vou dizer isso. Um filme Comédia-Drama que faz você gargalhar, chorar, pular da cama, do sofá...simplesmente maravilhoso. A direção é do alemão Marc Forster. Acho que o primeiro que vejo dele.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Oto 24/01/24 11:48

Gerson é pó de arroz, sempre foi.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado