Curtinhas: festejemos o 4 a 3, a melhor defesa venceu, Globo triunfa, torcida quer Jailson e mais
Festejemos esse 4 a 3
Eu sei, eu sei, treinadores devem dizer horrores de quem os critica, conheço bem essa turma. Com raríssimas exceções, eles se acham sabe-tudo e estão sempre certos. Diante do monte de gente que mal consegue diferenciar um meia de ligação com um volante brucutu, que normalmente vota no melhor da partida naquele que faz o gol, a gente entende. A imprensa esportiva é uma lástima, também, com raríssimas exceções. E com isso, claro, perde o futebol, cada dia mais defensivista e feio. Por isso, comemoremos uma decisão de Supercopa do Brasil com sete gols. E por quê? Simples: o talento se sobressaiu. Pena que Flamengo x Palmeiras também seja, lá vem a palavrinha de novo: exceção.
Desta vez, a defesa venceu
Não que a vitória do Palmeiras tenha sido injusta, não foi. Mas acho que nesse jogo aberto, de muita criação ofensiva, que devia servir de exemplo para todos, o vencedor tinha que sair nas penalidades, ou decidido na genialidade de um dos craques em campo - Raphael Veiga e Menino ou Dudu, Gabigol e Arrasca ou Everton Ribeiro. 4 a 4 estava de bom tamanho O duelo vencido, digo isso com tristeza, pela melhor defesa, recomposição mais bem feita do retranqueiro Abel Ferreira. O Flamengo ficava muito exposto atrás e nesse jogo de "mínimos detalhes", não pode. Outra coisa determinante, a falta que fará e fez o João Gomes, jogador chave que os famigerados já venderam.
Faltaram peças de reposição
Os dois maiores times do Brasil têm mesmo, praticamente só os titulares. As peças de reposição estão longe. Gerson saiu para Vidal, Fla caiu. Jailson entrou para Menino, perdeu, mas o Jailson é mais defensivo, foi na hora certa. Nem preciso citar quã fracois são Cebolinha, Breno Lopes e Navarro. Na verdade, o time de Dorival jogava melhor. Mas, claro, tinha, como já falei, o João Gomes. O Palmeiras perdeu muito com a saída de Danilo e Scarpa, contudo, vimos Veiga voltar a jogar em grande estilo, e Gabriel Menino, que sempre gostei, que achei injustiçado sempre, os dois, fazerem um jogaço. E essa foi a diferença. Os meninos vendidos fazem uma falta danada, prinicipalmente, no Fla.
O insuportável Abel Ferreira
E o treinador Abel Ferreira. Como esse imprensa brasileira é frouxa. Eu entendo a adrenalina, até mesmo porque quando jogava futebol era meio parecido com o treinador do Palmeiras. Mas ele não pode. Descontrolado, agressivo, mal educacado, injusto, na maioria das vezes querendo que o árbitro apite a seu gosto. Solta vários palavrões, chuta microfones e ninguém fala nada. Se fosse um brasileiro comum, técnico de Série B, imaginemos, se tornaria em personagem do ridículo. Foi expulso com justiça e merecia uma punição exemplar.
Dez milhões
Além de mais um troféu na galeria de títulos, a conquista da Supercopa do Brasil enriqueceu ainda mais os cofres do Palmeiras. Ao vencer o Flamengo por 4 a 3 neste sábado (28), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o time alviverde embolsou R$ 10 milhões, premiação recorde do torneio. Já o Flamengo, que amargou o vice-campeonato, recebeu R$ 5 milhões (ESPN).
O Globo venceu
Vi o Globo jogar uma vez. Perdeu para o ABC de 3 a 0, gols que saíram todos no segundo tempo. Enxerguei ali o time mais organizado entre os mais pobres. Parabenizei Lawrence Borba por seu esquema 4-5-1, muitas vezes 4-6-0, mas sempre com opções de chagada na frente, transições rápidas com dois alas bons jogadores. Neste sábado, o time de Ceará-Mirim venceu o Potyguar de Currais Novos de 2 a 0, gols de Lucas, cobrando pênalti e Joãozinho. Havia perdido na rodada passada, no campo do adversário, de 1 a 0. Não vi nenhum dos jogos. Eatou valorizando o Globo pelo que vi, única e exclusivamnete, contra o ABC. No outro duelo realizado neste sábado, no Nazarenão, Força e Luz 1 x 1 Santa Cruz. Histone para o Forcinha e Michel empatou para o Santa, cobrando penalidade.
As opções de Sena
A tarde da sexta-feira (27) foi de atividade tática comandada pelo técnico Leandro Sena no estádio José Vasconcelos da Rocha, local do jogo deste domingo (29), às 15h, contra o Alecrim, pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Estadual 2023. Everton Sena é dúvida. Jean Pierre é opção, mas está voltando de contusão, assim como o ala Felipe Cruz. Rômulo e Ala Ferreira são opções, mas ambos são zagueiros canhotos. Quem está fora ainda é Iago. Ítalo Carvalho deve começar jogando. E fica a pergunta: Téssio no banco? O meia não está nada satisfeito. É hora d jogar Araújo, Allef, Elvinho e Téssio. Se precisar, depois, fecha com Juninho. Ou, em caso de falta de gol, empurra Frank e fica com três atacantes e três meias. Neste sábado, o recreativa encerrou a preparação.
Vai com Jailson (foto)?
A torcida do ABC quer Jailson. O meia entrou e jogou muito, marcou até gol. Mas o Marchiori diz que ele ao lado de Matheus tira o equilíbrio da equipe. No duelo contra o Potiguar, o meia foi colocado em campo jogando quase como extrema, e mesmo assim acelerou o ritmo, coincidência ou não, o time marcou dois gols rápidos, claro, contando com falhas da defesa do Time Macho. Mas foi evidente o crescimento. Até para àqueles que não sabem "lerem" o jogo. Estranhamente, ainda no segundo tempo, a despeito da melhoria do desempenho de ataque, Marchioir fez entrar Maycon Douglas e mudou Jailson de lado, fazendo-o atuar quase como ala. Mesmo assim, foi lá que ele marcou seu primeiro gol no retorno. Não tenho a mínima ideia de como o ABC vai para este domingo, no Nogueirão.
Sacramento quer vencer
Emanoel Sacramento, técnico do Potiguar, falou sobre a última partida e reconheceu que alguns atletas sentiram demais o clássico aqui em Natal. Isso ficou evidente, falei na transmissão da 96 FM. Contudo, para mim, o "calcanhar" da derrora foi a péssima atuação da defesa que, praticamente, entregou pelo menos três dos cinco gols. No segundo tempo, do meio para a frente, o Potiguar se encontrou, deu calor na defesa e merecia ter marcado. Para o jogo em casa, buscando os acertos, o treinador já disse que vai jogar para vencer.
Não atualizarei
PS: neste domingo a equipe de esportes da 96 FM estará em Mossoró, eu também, e por isso aviso aos meus leitores que, no final da noite, como normalmente faço, não atualizarei esse blog sobre o duelo Potiguar x ABC. Devo chegar de volta na madrugada. Mas a resenha vai ser feita na segunda-feira contando tudo.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado