Curtinhas: futebol vai mal, jogo na Arena, Vinícius Paulista, todas as séries e mais

23 de julho 2023 - 22h08

Futebol do Brasil acabou?

As pessoas se surpreendem com o Botafogo da liderança do Brasileiro com boa vantagem. Alguns fazem graça afirmando que o Glorioso é um "elefante em cima de uma árvore", no começo até imaginei que pudesse ser fogo, mas de palha, se entinguiria com alguns sopros, mas já aconteceram vários sopros e o time continua em cima. E não é uma maravilha. Tem suas limitações. Inclusive com alguns jogadores que quando a coisa apertar, últimas rodadas, algum concorrente tipo Flamengo, Grêmio, Fluminense, Palmeiras fungando no cangote, a gente não sabe ainda como vai ser a reação, mas merece respeito. Demonstrou isso contra o Santos neste domingo, perdendo de 2 a 0, tendo tomado o segundo aos 81 minutos, conseguiu, aos 84 e 87 chegar ao empate e quase vira. Reconheço, porém, se fosse um campeonato de equipes mais qualificadas e regulares, talvez o Botafogo não estivesse com essa margem de 11 pontos para o segundo colocado. O futebol brasileiro, concordo em gênero, número e grau com o Felipão, por um monte de fatores, está quase no fundo do poço.

Treinadores de verdade

Podem me chamar de doido, saudosista, ou coisa que valha, mas vendo esses jogos de nossos grandes, ABC e América, acreditem, me bate uma saudade danada de treinadores como Leandro Campos, Francisco Diá, Oliveira Canindé, Hígor César, Renatinho Potiguar,  e digo mais, preferia muito mais que estivéssemos dando chances aos novos nomes que surgem - Barata,  Hugo Chacon, André Caldas, Eugênio Gomes - ou ainda as direções tivessem feito pleitos para trazer o Luzinho Lopes ao invés de "entregar as chaves do clube a "estrangeiros" sem currículo. O que Thiago Carvalho fez não chegou nem perto do muito de Leandro Sena. As façanhas do Marchiori enganador, vice da C com um timaço, e o Allan Aal, atual,  precisariam fazer muito mais para chegar perto do que é capaz de um Francisco Diá na montagem e desenvolvimento de jogo. E o América ainda traz o Dado Cavalcanti...Vamos pedir ajuda aos deuses do futebol até o final das agonias nossas das Séries C e B. Se esses que citei recebessem a metade das condições de trabalho dos que vêm de fora a situação de nosso futebol seria outra muito diferente.

ABC x Londrina, na Arena das Dunas

ABC x Londrina, sábado que vem (29), às 17h, será na Arena das Dunas, confirmou o repórter Rodrigo Ferreira, meu colega de 96 FM.  Esquenta com Grafith e promoção de cervejas (3 por 10 reais) mantida. Faltando o clube definir os valores dos ingressos. E lá vai eu já me assustando e cobrando responsabilidade dos gestores da praça de esportes para que não se repita a praça de guerra do último jogo, quando o ABC perdeu para o Guarani de 1 a 0. Incrível, briga de homens, mulheres, todos da mesma camisa, e sem que não aparecesse um policial militar ou sequer um segurança que não poderia deixar de existir. Nem sei se concordo com essa decisão. O goleiro Simão tomou o terceiro cartão amarelo durante o empate contra o Vila Nova e vai desfalcar o ABC no sábado, Wellington vai começar jogando.

Vinícius Paulista (foto) em Natal

Confirmada a contratação do volante Vinícius Paulista, que já defendeu as cores do ABC. O atleta já está em Natal e deve se apresentar nesta segunda-feira, mas só deve ser oficializado pela diretoria do América após os exames médicos. Confesso, não vejo essa contratação como garantia de resolução do problema, mas certamente ele deve oferecer muito mais que o Rodriguinho, Caio César ou mesmo Vini Guedes, jogadores "armandinhos" e de quase marcação nenhuma.

Os resultados injustos

Injusto futebol. A vitória do Grêmio sobre o Galo de Felipão. O jogo foi todo do time mineiro, várias chances de gols criadas, um gol anulado por conta dessas linhas malditas do VAR.  O empate do Bahia com o Corinthians. O Tricolor foi muito melhor. São Paulo mereceu perder para o Cuiabá e o Flamengo não fez por onde ganhar do Coelho. Acho que um empate entre Palmeiras e Fortaleza seria mais justo. Na pelada de Bragantino 0 x 0 Inter, a bola sofreu muito, mas o time da casa jogou menos mal. Mediocridade de Cruzeiro na derrota para o Goiás. E o Vasco? Pobre Vasco. Fez uma boa partida, criou pelo menos duas chances claras de gols e algumas situações. Tem o componente azar também. O Furacão venceu de 2 a 0, um dos gols de penalidade. Mas, convenhamos, o rubro-negro é time para brigar na parte de cima. Ainda acho que os cariocas escapam do rebaixamento. Foi a estreia do Ramón Diaz e o Vasco termina a rodada na lanterninha.

Sport volta a vencer

Na Série B maluca e de muitas surpresas, o Sport voltou a vencer, e Love a marcar. Desta vez o primeiro gol foi do ex-abcdista Felipinho. O Sampaio pressionou, empatou com Ítalo, depois tomou o segundo e seguiu pressionando. Achei que o Bolívia Querida merecia melhor sorte, final 2 a 1. O jogo foi no Castelão, em São Luís. O Leão pernambucano vola para o G4, na terceira colocação. Nos outros dois jogos deste domingo, o Juventude venceu o Ceará, 1 a 0, e o Guarani bateu o Atlético/GO também de 1 a 0. Nesta segunda, jogam Vitória x Chape e Londrina x Bota/SP. O rubro-negro baiano pode reassumir a ponta.

A coisa pega na Série C

A coisa tá pegando na Série C. O Brusque de Luizinho Lopes, treinador potiguar, venceu o Manaus fora de casa neste domingo e e assumiu a liderança, com 26 pontos. O Botafogo pulou para a quarta posição ao vencer o Altos de 1 a 0, em Terezina, coisa que o América não fez. O Paysandu bateu o CSA de 1 a 0 e eu não gostei nenhum pouco desse resultado. O Papão entrou no G8 e vem a Natal com  a "faca nos dentes". O Náutico tropeçou em casa diante do Remo, 0 a 0, e se manteve na quinta posição, mas pode perder uma caso o Volta Redonda vença ou empate com o São José. Torcida do Timbu vaia o time e o técnico Fernando Marchiori.

Campeonato Sub-17

O ABC entrou em campo neste domingo (23), pelas quartas de final do Campeonato Potiguar Sub-17. O Alvinegro enfrentou o Visão Celeste, no Juvenal Lamartine, e com uma goleada por 4 a 1 garantiu vaga na semifinal da competição e pelo mesmo placar, o Santa Cruz venceu o Estrela Potiguar. Os vencedores garantiram vaga na semifinal ao lado de América e Potiguar de Mossoró. Eu acertei os vencedores da semifinal deste domingo e os finalistas?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias