Curtinhas: humildade demais, Potyguar foi o melhor, "pé ligeiro" de Marquinhos e mais

23 de Janeiro 2024 - 00h18

Humildade demais é defeito

A humildade é uma qualidade admirável, sem dúvida. E o treinador Fernando Tonet sempre demonstrou ser assim. Agora, no futebol não se pode exagerar, sob pena dele, especificamente, de repente, ter até mesmo o seu comando contestado. E acabar vendo seus jogadores se acomodarem com pouca coisa quando podem bem mais. E acho que, sonhei fazer psicologia um dia, é uma matéria que sempre me interessou, o Tonet precisa demonstrar mais confiança e ambição. O futebol não é feito para quem pensa pequeno. Pode ser que eu esteja fazendo um juízo errado, mas me espantei ao ver Tonet pedir desculpas ao torcedor do Potyguar. Desculpas de quê? O seu time jogou melhor nas duas partidas contra o América, em ambas mereceu vencer. 


O Potyguar foi o que vi de melhor

Até agora, à exceção do jogo do ABC contra o Forcinha, o 6 a 0, foi o Leão do Seridó que apresentou o melhor futebol, incluindo todo mundo. Por isso volto a  discordar quando Tomet diz que a briga do seu time não é contra o América. É sim. Contra América e ABC e todos pela busca legítima do título. Ele tem que passar que seu time pode, e pode mesmo. A não ser que comece a cair de rendimento. O treinador e seu grupo precisam sentar e rever todos os lances dos jogos contra o América, pois tenho certeza que, agindo assim, ele e os atletas vão chegar a conclusão que mereciam vencer. Além do que, o time teve o prejuízo de problemas clínicos nas duas partidas, ficando sem um de seus principais valores, o Ronaldo. É o que penso.

Santa Cruz pode mais

Um outro time que poderia render bem mais, pois tem elenco qualificado para isso, é o Santa Cruz. Poucas equipes têm à disposição um grupo com quatro ou cinco talentosos jogadores de meio-campo. Uma defesa segura e um ala de muita qualidade, o da direita - Mandacaru. Pode até ser que o ataque - Vitinho e Paulinho - não tenha funcionado a contento, mas João Paulo dispõe de peças para ajustar e corrigir essa deficiência. Aliás, o Cleiton que substituiu Paulinho, expulso, marcou um gol. Não vi o último jogo, notei que o Wesley foi deslocado para  a esquerda, e Hítalo ficou no banco, para mim um equívoco do treinador, ainda acho que o ideal seria Gabriel Dubilde, Igor, Hitalo e Beto. Concordo que o Felipe Cruz, ala esquerda, não entregou nada e mereceu ser sacado, o Hitalo, não.

Potyguar x Santa Cruz na quinta-feira

Após mudança na tabela, o Santa Cruz de Natal enfrenta o Potyguar Seridoense na quinta-feira (25), às 20h, no estádio Coronel José Bezerra, em Currais Novos. Em comunicado oficial divulgado na tarde desta segunda-feira (22), a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) confirmou a alteração na data da partida de quarta-feira (24) para quinta-feira. Vou ter tempo de ver o vídeo tape desse duelo no final da noite da mesma quinta-feira e analisar o desempenho do tricolor de Natal que deve ter o retorno de Paulinho. Será o confronto da disputa direta pela segunda vaga.

Marquinhos sofreu um "pé ligeiro"

Na tarde desta segunda-feira (22), o técnico Marquinhos Santos concedeu entrevista aos jornalistas no CT Abílio Medeiros, analisando a vitória do América por 1 a 0 sobre o Potyguar Seridoense. O treinador explicou, e todo mundo entendeu, afinal quem nunca passou por um "pé ligeiro" na vida? E não existe nada mais desmoralizante para o ser humano. Sorte do Marquinhos que ele não estava em um ônibus lotado, sem banheiro e sem parada prevista. Realmente, não foi frescurite, má vontade e nem por conta de mais um rendimento abaixo do que ele esperava e queria do seu time. Até porque, pode ser que eu me engane, mude de opinião, mas tanto o Marquinhos Santos quanto o Rafael Lacerda não são dados aos chiliques de Marchiori e Edson Vieira que por aqui passaram. Aliás, não foi só o Marquinhos que teve esse problema, pois o Ronaldo, meia do Potyguar passou pelo mesmo aperto. E o do jogador é mais grave, pois já o havia tirado do jogo passado.

Mais mudanças de Lacerda?

Deixa eu entender como pode ser o ABC do próximo compromisso. Se Rafael Lacerda "rodou" o time com seis mudanças e vai dar "folga" aos cinco titulares que jogaram, imagino que vamos ter Wellington de volta ao gol, Vitor Marinho e Ávila (de novo ele) nas alas, os meninos Randerson e Osiel no meio-campo e no ataque com Daniel Cruz, Ruan e Wallyson. E o outro do meio, seria quem? O regularíssimo Vinícius Cruz ou o menino Lucas Gabriel centralizado com Wallyson sendo esse meia? Sem concordar com essa rodagem vou reconhecer e admirar a coragem do Lacerda se ele escalar os meninos para fazer, de saída, esse jogo grande em Mossoró. Eu acho que eles têm essa condição, mas vamos esperar e ver.

LCA em dois atletas, inédito

O América Futebol Clube informa que os atletas Lucas Gabriel e Gustavo Custódio, que saíram do jogo contra o Potyguar Seridoense, foram reavaliados pela equipe médica e submetidos a exames, que constataram lesões no ligamento cruzado anterior (LCA) nos joelhos de ambos. É um caso inédito no América e creio que até mesmo no futebol brasileiro e mundial. Dois jogadores de uma mesma equipe e partida sofrerem lesões tão sérias e iguais.

Segunda lesão do Lucas Gabriel (foto)

Oito meses deve ser o tempo de recuperação, que pode variar caso a caso. Pobre desse garoto Lucas Gabriel, bom jogador, já havia passado por isso quando era base do Flamengo e titular, quando tinha o jogadorzaço João Gomes como seu reserva. O departamento médico do clube em breve definirá o cronograma de recuperação, que deve incluir procedimentos cirúrgicos. O América fornecerá todo o suporte necessário aos atletas durante o período de recuperação de ambos.

O 3-5-2 pode funcionar

Ainda do treinador do América. Começo a vislumbrar para as partidas contra o Globo, em sequência, uma formação com três zagueiros, e claro, concordarei se Norberto e João Lucas forem "soltos" nas alas. Com Vinícius Paulista ou Ferreira, Souza e Matheuzinho no meio-campo. E no ataque, a manutenção dos dois Gustavos. Dessa forma, até acredito que o time possa dar liga e até mesmo Matheusinho seja mais acionado e com a divisão de marcação - os caras do meio terão que se preocupar com o Souza que vem de trás e com os dois alas - o baixinho meia tenha mais condição de pegar a bola de frente para o gol e acionar melhor os atacantes e os próprios alas. O esquema 3-5-2 só funciona se treinar bastante, com dois alas e, de preferência se tiver um dos zagueiros-líbero que tenha saída rápida, por um lado ou outro, sempre empurrando os alas para a divisão do campo.

Ex-jogadores em atividade

Ano passado vi o Sport se complicar quando contratou o Diego Souza, posso até estar enganado, mas esse tipo de aquisição atrapalha a harmonia do plantel. O cara chega ganhando três vezes mais que a maioria, e entrega três vezes menos. É assunto para um estudo amplo e vou sempre lembrar do exemplo América de Natal. Vejo o Vitória trazer Luan, diante de tudo que ele fez e já foi dito. Seria um milagre vê-lo voltar a jogar em grande nível, basta olhar para a foto dele, imagine ao vivo. O Flu acerta com Douglas Costa e sem falar no monte de contratações como Jô )Amazonas), Thiago Ribeiro (Catanduva), Camilo (Remo), Kieza (Rio Branco/ES), Muriqui (Joinville), Sidão, goleiro (Azuriz/PR) e ainda ele, o Fernando Henrique, de triste lembrança sua passagem no América (na Portuguesa). Dirigentes amadores que repetem, repetem e repetem os mesmos erros.

Gol de ombro é legal, racistas podres!

A horda racista sempre quer encontrar um jeito de atingir Vinícius Júnior. Esses idiotas da imprensa não conhecem a regra? Qual a dúvida da legalidade do gol do Vini contra o Almería. Entendo sempre assim. No jogo passado, em que o Real foi derrotado, eles encontraram um jeitinho de cutucar o craque brasileiro, que na partida anterior havia marcado três gols no clássico contra o Barcelona. E vai ser assim sempre. Quando o atacante cair de rendimento, passar uma fase ruim, todos passam,  será o atleta mais massacrado da história do Real, podem esperar. Que os deuses do futebol o protejam e que essa fase ruim nunca chegue, e se chegar que não seja duradoura. Esses podres racistas estão furiosos, babando de raiva pelo sucesso do menino preto carioca.

Final da Copinha

Na semifinal da Copinha, o Cruzeiro venceu o Flamengo de 2 a 1. O gol da vitória do time mineiro foi de pênalti que eu acho que não existiu. O lance foi revisado pelo VAR e provavelmente incentivado pelos árbitros da cabine o de campo marcou. Gols do time celeste marcados por Bruno Alves e Gui Meira, descontando Weliton para o Mengo. A Raposa faz uma final depois de 17 anos de jejum, quando foi campeão em cima do São Paulo, em 2007. Apoiado por mais de 34 mil pessoas na Neo Química Arena, o Timãozinho teve mais uma grande atuação na Copinha e, com três gols do centroavante Arthur Sousa (que poderiam ter sido quatro), eliminou o Novorizontino e está na final  contra o Cruzeiro. O Corinthians, maior ganhador da competição, vai em busca do seu décimo primeiro título.
Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado