Curtinhas: Iago faz falta, dilema no gol, contas da SAF, árbitro do Sul e mais

15 de Agosto 2024 - 21h46

Iago faz falta

 O ABC não terá Iago e Felipe Albuquerque para a partida contra o Caxias. Os dois estão machucados. O Iago faz muita falta, pois sempre tem sido uma opção de criação no ataque pela sua versatilidade. Ele sentiu uma contusão muscular no início da partida contra o Sampaio. O ala Felipe saiu sentindo e também não reúne condição de jogar. Voltam Pedro Felipe e Manoel, que estavam suspensos. A boa nova é o também retorno do meia Gabriel Santiago, recuperado de lesão. Eu, fosse o Fonseca, formaria Blade, Daniel, Lima e Gabriel, com Adeilson e Jackson na frente. Para mim a melhor formação hoje.

Moisés ou Refundini

E o dilema do gol, como será que Roberto Fonseca vai agir? Joga Refundini ou entra logo o Moisés? Pense numa sinuca de bico. A favor do recém-contratado o fato de estar na "ponta das luvas", pois vinha atuando normalmente, além do fato de vir referendado por prêmio que recebeu recentemente. O Refundini, por outro lado, faz mais de ano que não atua, mas claro, tem a seu favor o fato de conhecer os defensores, pois tem treinado constantemente com a defesa que vem jogando. Uma situação difícil, é preciso consciência e tato.

As contas do América/SAF

O América arrecadou esse ano, entre cotas e premiações de suas participações em competições, quase R$ 8,5 milhões. Isso sem contar com o que foi arrecadado com o sócio-torcedor ou com vendas de camisas. Quer dizer, dentro da previsão de investimento de R$ 14 milhões, se somados, isso mostraria que a situação financeira do clube é muito boa. Ou será que a previsão do investimento da Ripe já computava esses valores? Creio que não, afinal eles não tinham como ter certeza de que teriam esses rendimentos. As planilhas que precisam vir a público devem explicar.

Alongador, profissão?

Vocês já imaginaram um treinador chegar ao clube e trazer até um cara especialmente para trabalhar o alongamento dos jogadores. Bizarrice, né não. Isso aconteceu recentemente aqui em nosso futebol. Assistente, preparador, analista de rendimento, segundo assistente, alongador (profissão nova) e vários outros "profissionais" que a gente nem sabe que existem. O que eu sei com toda a certeza é que o futebol brasileiro está tomado de picaretas desqualificados treinando equipes de futebol.

 Emerson Galego

Estava conversando com o meu amigo Aelson Moacir, médico da FNF, conceituadíssimo e especialista na sua área, e ele me falou que foi assistir a um treino do ABC e ficou impressionado com um jogador de ataque. "O galeguinho chutava de perna direita, perna esquerda, velocista, todas as qualidades de bom atacante, me chamou demais a atenção", me disse o médico que foi craque de bola e conhece tudo de futebol. Sabem quem era esse atacante? Emerson Galego, ele mesmo que tanto tem sido detonado nas redes sociais. O motivo dos ataques? Simples: veio do Petrolina e foi indicado por Diá.

Paraná é no Sul

Arbitragem do Paraná para o jogo decisivo do ABC, em Caxias do Sul, do vizinho estado de Santa Catarina, equipe da casa que, assim como o Alvinegro potiguar, está na luta desesperada contra o rebaixamento. Esse já é um bom motivo de preocupação.  José Mendonça da Silva Filho (foto). Os assistentes são  Wagner Junior Bonfim e Roberto Rivelino dos Santos. Esse árbitro, tenho lembrança, dirigiu jogos importantes, podendo ser considerado do nível intermediário do futebol brasileiro, com experiência em jogos grandes, médios e pequenos.

As polêmicas do árbitro

Como quase todo apitador do Brasil, muitos são os casos registrados de erros desse apitador, mas parece que isso não conta. Os pernambucanos ficaram doentes com sua atuação no empate de Vitória  3 x 3  Ponte Preta, em 2023, que teria ajudado muito o time baiano e prejudicando o Sport na pontuação. em 2021, o Botafogo/PB pediu que o Mendonça não fosse árbitro de seu jogo contra o Paysandu, não atendido, exigiu um inspetor na partida, aí, sim, veio o Bozano. Foi chamado de "vagabundo" por Mano Menezes, em 2020, quando dirigia o Bahia em partida contra o Flu; no ano de  2019 fez grandes trapalhadas no duelo Inter 2 x 2 Fortaleza.

Muita força bruta

Fui nesta quinta-feira ao JL para ver a partida Rio Grande 1 x 0 Estrela Potiguar (à tarde Visão Celeste e Globo empataram de  a 1). Confesso, não gostei do nível da partida. A meninada está muito violenta, quase toda disputa de bola é faltosa, exageram demais na força. Poucas jogadas de qualidade que me chamassem a atenção. Muito, muito me preocupa isso. O atleta valorizado, mais que tudo, é o que é forte, alto em detrimento da qualidade técnica. Os treinadores, desde as bases, estão matando o futebol de bons espetáculos.

A reforma do JL

Por falar em JL, depois do encerramento da competição de Sub-20 fiquei sabendo que vai ter uma parada para cuidar da recuperação do gramado que está muito desgastado, pude ver bem de perto. Tomara que o investimento prometido para a reforma realmente aconteça, que não demore muito, pois eu já esperava que pudéssemos ter jogos da Segundona no estadinho do Tirol.

Deu Flamengo

Deu Flamengo no primeiro dos dois confrontos com o Bolívar nas oitavas de final da Libertadores. Mas foi com emoção. Na noite desta quinta-feira, um ansioso Rubro-Negro até abriu 1 a 0 no primeiro tempo, só que sofreu para conseguir aumentar a vantagem, viu o time boliviano acertar o travessão e só respirou mais aliviado quando Léo Pereira fez o gol do alívio nos minutos finais. Destaque para Luiz Araújo, que fez um e deu a assistência para o outro no Maracanã (GE).

São Paulo empata

No primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, o São Paulo conquistou um empate de 0 a 0 com o Nacional-URU, em Montevidéu. Conquistou porque fez uma partida ruim, mas o time ao menos volta do Uruguai com um bom resultado para decidir a classificação para as quartas em casa, na próxima semana. Apesar de ter dominado a partida e pressionado o São Paulo, o Nacional também assustou pouco, já que apostou principalmente em bolas pelo alto, a maioria sem perigo (GE).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado