Curtinhas: Marquinhos e biotipia, Lacerda e as bases, Souza sondado, reforços do Baru, do Potyguar e mais

04 de Dezembro 2023 - 22h42

Marquinhos Santos e a biotipia

Duas coisas me chamaram a atenção sobre os treinadores contratados pelos maiores clubes de nosso futebol - ABC e América. Na entrevista do Marquinhos Santos, do rubro, a palavra "biotipia" foi repetida e isso, como sempre, me leva a ter certeza, ou quase, que temos mais técnico que olha muito mais para o tamanho e largura do jogador que para seu talento com a bola nos pés. E mais ainda quando citou o atacante da base, o Fernando, grande e forte, mas que precisa de muito trabalho de apuração técnica, tática e de finalização. De passagem, só, citou o Henrique, meia, habilidoso, mas que é pequenino.

Rafael Lacerda e as bases

O treinador do ABC, na Resenha do Barba, programa do Marcos Lopes, falou sobre seu modelo de jogo e entre outras coisas afirmou que aproveita valores das bases. Só que, todos que chegam, falam a mesma coisa. Torcendo para que ele seja realmente diferente. Lacerda destacou também as posições que o ABC já tem jogadores acertados. A apresentação deve acontecer somente no dia 11 de dezembro - reforços já devem estar chegando antes, com possibilidade de a primeira semana de trabalhos ser realizada no estádio Pascoal de Lima, na Cidade da Esperança. O campo do CT Alberi José Ferreira de Matos ainda não está pronto e o Frasqueirão está em processo de mudança de gramado, inclusive tendo passado por uma alteração em seu projeto estrutural, com isso necessita de uma nova aprovação de laudos e ajustes se fazem necessários.

Souza (foto) e ex-atleta em atividade na mira

Ainda de América, três jogadores muito citados hoje com possibilidade de acerto. O volante Souza, destaque do Náutico na Série C e que também atuou na Ponte na temporada. Ele poderia vir caso o Náutico aceitasse emprestá-lo pagando 60% do seu salário. Acho praticamente impossível isso acontecer. Alegando problemas pessoais, o meio campista pediu para deixar a Macaca em outubro último, mas não teve seu retorno à capital pernambucana confirmado. Os outros dois seriam dos centroavantes Anselmo Ramon, 35 anos, bom currículo, apesar de estar sempre acima do peso, e de Wellington Paulista, 40 anos, que foi desligado do América Mineiro essa semana. Esse eu considero um ex-jogador em atividade.

ABC x Dortmund da Cidade da Esperança

O Campeonato de Futebol Sub-18 do CDCE  já conhece os seus finalistas: Dortmund da Cidade da Esperança, representante do bairro na competição, que eliminou o América na decisão de penalidades, depois de 1 a 1 no tempo, normal, vai encarar o ABC que, na outra decisão de vaga, venceu a boa agremiação do Trindade de 2 a 0. A final está marcada para o dia  23/12, no estádio Pascoal de Lima. Meu amigo Renilson Ferreira, diretor do Centro, informa que dentro em breve a piscina da área de lazer do estádio estará à disposição da comunidade esportiva.

Censura nas redes sociais do clube

Eu não duvido nada que os ataques sofridos pelo presidente do Conselho Deliberativo do América, José Nunes, se dê por conta de publicações do tipo Dia da Consciência Negra, Dia Internacional do Orgulho LGBT, entre outras datas comemorativas que são lembradas por quase todos os clubes do mundo. Apesar de todos os problemas que as SAFs estão enfrentando no Brasil qualquer coisa é bem melhor que "donos dos clubes", gente que vive no século passado, adoradores de escravidão e servilismo. Censura às publicações, é isso. Pessoal da SAF, acordem! Espero que não seja nada disso do que imagino.

O Potyguar Seridoense

O Potyguar acertou a contratação do atacante Jânio, de 32 anos. O piauiense é velho conhecido do técnico Fernando Tonet, com quem trabalhou no Altos/PI, e assina até o fim do Estadual. Jânio tem uma única passagem pelo futebol potiguar. Foi em 2019, quando fez cinco gols em 11 jogos pelo ASSU. Seu último clube foi o Picos/PI.

Plantel até agora:
Goleiro: Wallef
Laterais: Azul e Gyleno
Zagueiros: Igor e Moisés
Volantes: Tefinho e Jeovane
Atacante: Jânio.
Informações do assessor especial, Judson Araújo.

Os reforços do Baru

Nas suas redes sociais, o Baraúnas anunciou mais três reforços: o zagueiro Gean Carlos, jogador que teve passagens mais recentes pelo Atlético Cajazeirense (PB) e Grêmio Mauaense (SP). O também zagueiro experiente Wallace Ferreira  e volante Cleiton. Não sei se esse Wallace é o volante que jogou no Mossoró esse ano, que analisei como o destaque da Segunda Divisão. Mas era volante, posso estar confundindo os nomes, pois existia outro Wallace. Falou-se hoje na possibilidade do goleiro Edson, ex-ABC, grande profissional, defender o Leão. Será?

Queixas de Luizito Suárez

Luís Suárez se despediu oficialmente da torcida do Grêmio no último domingo (3), na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, em uma noite de homenagens em Porto Alegre. A partir da próxima quinta (8), o atacante ficará livre no mercado, mas ainda não sabe qual será o seu próximo clube. Em menos de um ano com a camisa do Grêmio, Luís Suárez marcou 27 gols e anotou 17 assistências em 54 partidas pelo Imortal. E uma coisa o incomodou durante esse período: a impaciência da torcida brasileira. ''Eu não entendo, aqui, quando a torcida xinga o jogador do mesmo time. Isso é pior, isso não ajuda. Não só no Grêmio, vi várias vezes. Mas é cultura. (No Uruguai) vaiam um jogador, mas tem que estar muito mal. Aqui é diferente, no segundo jogo... o Thiago (Santos) falou comigo: 'ainda bem que você estreou marcando gol, se não...''', disse.

Faz o pix!

Renato Marques anotou dois gols na vitória do América-MG por 3 a 2 sobre o Bahia, no último domingo, em duelo direto contra o rebaixamento. E, após a partida, ''cobrou'' um PIX prometido. O atacante comentou na postagem do humorista Dihh Lopes, torcedor do Santos, que anunciou que pagaria R$ 50 mil ao jogador do América que marcasse contra o Bahia. ''Faz o PIX, irmão'', escreveu Renato.

Filipe Luís treinador

Von encerrar minhas curtinhas de hoje dizendo que, se tivesse um time, e ele topasse, contrataria o Filipe Luís garantindo tempo e apoio. O ala esquerda de 38 anos, por vários testemunhos que andei colhendo de ex-companheiros, pode, e vai se tornar um dos grandes treinadores de futebol, caso queira, evidente.

 
Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Hugo Leonardo dantas 23/12/23 07:26

É edmo... infelizmente os técnicos da nova geração são mais voltados para questões da terminologias do que para o acerto e posicionamento da postura dos atletas na hora da finalização.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado


Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias