Curtinhas: reforços sim, empate heroico, novo tropeço, futsal em alta e mais

29 de Fevereiro 2024 - 22h04

Reforços e reforços

Diante do adiantado da hora, ontem, não escrevi sobre os jogos de ABC e América, na Copa do Nordeste. Não vou me alongar muito, gostei do alvinegro que se reinventou, podemos dizer assim, no empate heroico na Arena Castelão. No entanto, como fica evidente a urgente necessidade de reforços para o treinador Rafael Lacerda. O time precisa de um bom ala direita para Ferraz ficar como opção, um meia de verdade, pois retaguarda de segundos volantes ele tem, e bons, e, por fim, um atacante realmente fazedor de gols. Não dá para ficar insistindo com Parraguez e improvisando Daniel Cruz, que é de beirada. E se achar no mercado, ainda precisa de um ótimo zagueiro. Vejo assim. Sou inimigo declarado dessa loucura por reforços, mas nesse momento é preciso sim.

O empate heroico

O ABC foi dominado até os quase 30 minutos do primeiro tempo. Equilibrou as ações, passou a fechar melhor os espaços e, vejam só, nesse momento tomou o gol de empate. Fim do primeiro tempo. Começa o segundo, o time tem duas boas investidas, bom sinal, mas toma o segundo gol a 1 minuto e 40 segundos. Lascou! Pensei. Mas não, o time começou a reagir, jogar bem, forçando, criando, saindo e marcou o primeiro com Daniel Cruz e depois empatou com Erick Varão em cruzamento de Gustavo. Ainda teria uma chance em contra-ataque desperdiçado pela mediocridade de Vítor Marinho. O árbitro dá oito minutos de acréscimos e haja sufoco, mas o time segura, consegue segurar, o empate. Minha queixa maior da partida. Esses três jogadores que entraram - Vitor Marinho, Léo Guerra e Parraguez, sem garra, sem sangue. Sem falar na péssima atuação do Ruan.

América tropeça de novo

O jogo do América quem fez foi Juninho Lins. Mas vi o segundo tempo, a virada, que me fez vibrar muito no estúdio da 96, quando o América já estava com um homem a menos. E depois aquele gol inaceitável, cabeçada de longe, o cara sem marcação, pelos deuses do futebol. Assim como o rival, o time rubro precisa de reforços e, evidentemente, mandar alguns "medalhões falsos" embora. O problema é, deve ser, o valor das multas rescisórias. Não dá mais para acreditar que Matheuzinho,Raphinha, Rodriguinho, Vini Guedes, João Lucas, quase todos os atacantes, à exceção de Gustavo Henrique, e até mesmo o Vinícius Paulista, possam render e levar o América aos seus objetivos nesta temporada. Se engolirem o engodo caso ganhem o título do turno, vão se arrepender na Série D.

Mais um volante

O ABC recebeu esta semana o volante Kawan, que chega por empréstimo através da parceria que o Alvinegro mantém com o Athletico/PR. O atleta do Rubro-negro paranaense se apresentou à comissão técnica, fez os exames médicos e já iniciou os trabalhos com o grupo. A boa relação entre os clubes, que contou com a ida do meia Andrey ao final da temporada passada para o Athletico e agora com a vinda de Kawan, segue gerando bons frutos para ambos e novos atletas podem estar chegando ao alvinegro nos próximos dias.

O ABC não está tão precisado de volantes, mas sim de um bom meia, de verdade, o atacante fazedor de gols, um ala direita e mais um zagueiro. Que venham para serem titulares.


Jaedson Freitas é bom demais!!!

Ainda pegando o  fio da meada, os fios, voltando a escrever no blog e aproveitando para dizer para vocês, minha gente, como me surpreendeu positivamente o narrador Jaedson Freitas. Que show que esse cara deu! Perfeito no ritmo, infalível na identificação de todos os jogadores, no acelerar, no frear, e o vibrante grito de gol, bem que o Wilson Mancine já havia nos garantido. E foi pé quente demais, pois estreou num jogo duríssimo de nosso ABC contra o Ceará. Caramba, se você que está me lendo,  não ouviu, aguarde domingo, no clássico. O cara é bom demais!!!

Troféu Jorge Lobo Zagallo

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol irá premiar o vencedor do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2024 com o troféu "Mário Jorge Lobo Zagallo", em homenagem a um dos maiores desportistas brasileiros, falecido no último mês de janeiro. Maior campeão do mundo de todos os tempos, reverenciado e admirado por várias gerações. Titular nas Copas de 1958 e 1962, técnico do timaço de 1970 e coordenador da Seleção no Mundial de 1994, Zagallo ergueu quatro troféus de Copas do Mundo. Insuperável nos quase 100 anos de história da competição.
Merecido, sem dúvida.

Copa Ouro - Brasil x Argentina

A Seleção Brasileira terminou com goleada a fase de grupos da Copa Ouro. O time comandado por Arthur Elias venceu, na madrugada de quarta-feira (28), o Panamá, por 5 a 0, e manteve a invencibilidade na competição. Os gols da vitória brasileira foram marcados por Geyse (dois), Bia Menezes, Rafaelle e Debinha.
O próximo adversário do Brasil foi  definido ao término da rodada desta quinta-feira (29) e será a Argentina, duelo marcado para domingo, às 22h15, no Exposition Park. Antes da goleada, o Brasil já vencera Porto Rico e Colômbia no Estádio Snapdragon, em San Diego, na Califórnia, pelas duas primeiras rodadas da Copa Ouro. A Seleção ficou em primeiro lugar no seu grupo, com nove pontos.

Segunda fase da Copa do Brasil

Todo mundo já sabe, mas é sempre bom reforçar. ABC e América já conhecem seus adversários na próxima fase da Copa do Brasil. O rubro já sabia desde a rodada passada, se bate em casa contra o São Luiz/RS (não é a primeira vez que o rubro enfrenta esse time gaúcho) e o alvinegro ficou sabendo da definição ontem à noite. O Brusque de Luizinho Lopes, com um gol do impagável enganador Paulinho Mocelin, venceu o GAS de Roraima de 1 a 0. O duelo do ABC já tem data definida, dia 6/3, o do  rubro ainda não, mas pode ser dia 7.

Final do futsal em alta

Neste sábado, no Ginásio do DED, a final sensacional do Estadual de Futsal. Cruzeiro ASSU x Amarante Jucurutu, marcado para às 20h30. Antes tem boas pedidas de amistosos nas categorias Sub-9, 12 e 13, com jogos Siap Golden x Monte Líbano, Siap Golden x Amarante Futsal e Siap Golden URV Futsal. A entrada é franca, basta levar um quilo de alimento não perecível. Vou fazer o possível para ver esses jogos.
Nem precisa dizer que nosso futsal já vem, sob a direção de Severino Martins, vivendo dias melhores. E essa temporada promete com o retorno de um América super reforçado por craques consagrados e outros times com a mesma disposição.


Precisamos de eleições

Falando em futsal , quero dizer que o crescimento da modalidade veio com a mudança de comando da federação. Aproveito para dizer que é disso que nosso futebol de campo está precisando. José Vanildo é o entrave maior para o nosso ressurgimento e todos os males - falta de estádios, de apoio e patrocínio, campeonatos de base que são torneios, futebol feminino ignorado, - tudo isso contribui para a crise que atravessamos. Eleições, para ontem.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado