De vendedor de pastel à seleção brasileira: conheça a história do nordestino que é novidade do Brasil
Você pode ter se assustado quando viu o nome Joelinton na convocação de Ramon Menezes para os amistosos contra Guiné e Senegal, mas o meia, que há dois anos era atacante, está entre os principais jogadores brasileiros do futebol europeu nas últimas temporadas.
O jogador, que lá atrás trabalhava com venda de pastel, começou a carreira no Sport-PE, antes de iniciar a aventura no Velho Continente. Saiba quem é Joelinton Cassio Apolinário de Lira, uma das caras novas a vestir, pela primeira vez, a sagrada camisa canarinha!
Nascido em Aliança, cidade no interior de Pernambuco com pouco menos de 40 mil habitantes, Joelinton fez toda a categoria de base no Sport, onde foi revelado. Com apenas 16 anos, subiu para os profissionais e era até apelidado de "Novo Rivaldo".
Naquela época, Joelinton pouco via o pai, que trabalhava na Paraíba. Os vizinhos do hoje meio-campista eram os engenhos e a usina de cana-de-açúcar da cidade. Entre a bola e os estudos, Joelinton ainda tirava um tempo para vender pastel na praia.
A estreia no profissional veio em 2014, mas o então atacante pouco ficou na Ilha do Retiro. No ano seguinte, ele foi vendido por 2,2 milhões de euros ao Hoffenheim.
O jogador demorou a se adaptar ao futebol alemão e foi emprestado para o Rapid Viena, da Áustria. Por lá, o brasileiro ficou por duas temporadas e conseguiu construir a casca necessária para despontar em terras europeias.
Na volta à Alemanha, Joelinton enfim deu o salto que queria na carreira e se tornou protagonista da equipe alemã. Inspirado no sucesso de Roberto Firmino, que também jogou no Hoffenheim, o atleta decidiu dar mais um passo à frente e se transferiu para o Newcastle.
Nos Magpies, Joelinton chegou sob enorme expectativa. O brasileiro recebeu a camisa 9 da lenda Alan Shearer, um dos maiores goleadores do futebol inglês. No entanto, o atleta demorou a engrenar na equipe, até que o técnico Eddie Howie chegou ao St. James' Park.
Howie viu em Joelinton um potencial que nem mesmo ele esperava. Apesar de o atleta ter jogado a vida inteira como centroavante, o técnico decidiu escalá-lo de volante, por conta da invejável capacidade física, alta estatura, força e velocidade do brasileiro.
Rapidamente, Joelinton se tornou um dos pilares da equipe. Depois da chegada de Bruno Guimarães, o agora volante evoluiu ainda mais e se tornou um tipo de meio-campista em altíssima demanda nos atuais termos do futebol: o box-to-box — volante que joga de área a área, tanto no ataque quanto na defesa.
A boa fase não se restringe ao espaço dentro das quatro linhas. Joelinton é casado com a influenciadora Thays Gondim, com quem tem dois filhos. E o terceiro está por vir! A bela família também é motivo de orgulho para Joelinton, que não cansa de postar fotos da esposa e dos filhos, sempre agradecendo.
Com a convocação para a seleção brasileira, Joelinton hoje sorri agradecido ao jovem garoto que aos 16 anos subia para o time profissional do Sport. A caminhada foi difícil, mas ele chegou lá. Joelinton é jogador de seleção e pode fazer sua estreia com a amarelinha no próximo sábado (17), contra Guiné, a partir das 16h30 (de Brasília).
Com informações do portal R7.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado