Eleitor pode ir votar de verde e amarelo, bandeiras e adesivos; veja o que está proibido

29 de Setembro 2022 - 10h04

Neste domingo (2) acontece o primeiro turno das eleições e muitas pessoas têm dúvidas sobre a vestimenta permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É permitida camisas de qualquer cor e também com imagens de candidatos. Também é possível ir votar de bermuda, chinelo, boné e regata. O que não pode é entrar nas zonas eleitorais sem camisa ou trajando roupas de banho, como biquíni, maiô ou sunga.

Na data do pleito também é permitido que o eleitor se manifeste de forma individual e silenciosa por determinado partido político, coligação ou candidato. Essa manifestação pode ser feita por meio da utilização de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Contudo, é importante evitar aglomerações, pois elas estão vetadas até o final do horário de votação, que vai das 8h às 17h.

Propaganda realizada por cabos eleitorais e demais ativistas no dia da eleição com o intuito de promover e pedir votos para determinados candidatos ou partido político é proibida.

Quem for pego praticando boca de urna está sujeito à pena de detenção, que pode variar de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15.961,50. As penalidades podem ser aplicadas tanto para eleitores quanto para representantes de partidos ou candidatos.

Também é proibido até o término do horário de votação qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, com ou sem a utilização de veículos. A lista de proibições também engloba a formação de aglomerações de pessoas utilizando roupas padronizadas, o uso de alto-falantes e amplificadores de som, bem como a promoção de comício ou carreata.

Tanto servidores da Justiça Eleitoral quanto mesárias e mesários que ficam nas seções eleitorais, assim como as juntas apuradoras, estão impedidos de usar roupas e objetos que contenham qualquer propaganda partidária, de coligação e de candidata ou candidato.

COBERTURA DAS ELEIÇÕES

A 96 fm e o Blog do BG vão fazer no dia 2 de outubro, mais uma vez, a maior Cobertura das Eleições do Rio Grande do Norte. Serão 12 horas de transmissão, ao vivo, no rádio e no Youtube da 96, com notícias, comentários, entrevistas e a apuração em tempo real. A transmissão começa às 10h e vai até as 22h, com Bruno Giovanni e Enio Sinedino, e com as participações especiais de Gustavo Negreiros, Luís Henrique, Brenno Perucci, Dinarte Assunção, Walter Fonseca e Mariana Vieira.

A Cobertura das Eleição tem o patricínio de Rota Sul; Famiglia Reis Magos; Buda Motors; Vox2You; Empório do Sono; Água Santa Maria; Grupo Unimetais; Unimed Natal; Lampadinha; PG Prime - Jeep; Padaria Mercatto; Grafica Sul; Imunizadora Potiguar; Petropolis Restaurante; Megga Solar e MT Internet.

Metrópoles

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias