Em evento militar, Lula defende Forças Armadas sem ideologia nem ‘pretensões políticas’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (28) que as Forças Armadas têm o dever de garantir a soberania do Brasil e servir à nação, sem seguir ideologias nem “pretensões políticas individuais”. A fala do petista foi feita na solenidade de comemoração aos 25 anos do Ministério da Defesa, completados em junho. O evento ocorreu no Clube do Exército, em Brasília (DF). Foi a segunda participação de Lula em agendas militares em menos de uma semana — ele foi à celebração do Dia do Soldado na última quinta-feira (22), no quartel-general do Exército, também na capital federal.
“Celebramos hoje a verdadeira missão das Forças Armadas, que é de servir à nação brasileira e garantir a ordem, não em nome de uma ideologia ou a serviço de pretensões políticas individuais, mas em nome, acima de tudo, da soberania de um país e da proteção do povo brasileiro”, defendeu, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio, e dos comandantes das três Forças Armadas.
Na solenidade, foram agraciadas com a Ordem do Mérito da Defesa 246 personalidades civis e militares, além de três instituições militares. O evento marcou o anúncio do alistamento militar voluntário de mulheres a partir de 18 anos. O decreto com a medida foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta (28) e, além do petista, foi assinado por Múcio. O recrutamento feminino terá início no próximo ano e a incorporação à Marinha, Exército ou Aeronáutica deve começar em 2026. Lula declarou que a medida reforça a crença de que “lugar de mulher é onde ela quiser”.
O Ministério da Defesa vai ofertar, inicialmente, 1.500 vagas para o público feminino. Apenas algumas cidades vão receber o alistamento das mulheres no primeiro ano, e a ideia da pasta federal é ampliar as localidades ao longo do tempo. Os municípios que vão aceitar os registros a partir do ano que vem ainda não foram divulgados. Atualmente, há 37 mil mulheres nas Forças Armadas.
R7
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado