Engorda de Ponta Negra: Prefeitura já procura nova jazida de areia para obra e nega atraso na conclusão
A Prefeitura já está mapeando uma nova jazida de areia para não atrasar a obra de engorda de Ponta Negra. A informação foi divulgada pelo município, durante coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje (9), com os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, e o de Infraestrutura, Carlson Gomes.
Os dois secretários negaram a paralisação dos trabalhos. Durante as explicações, foi informado que só no último sábado (07), a Prefeitura recebeu o laudo parcial apresentado pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), apontando a má qualidade do material existente na jazida licenciada. Atestado o problema, a gestão municipal, a própria Funpec e a empresa que foi contratada para fazer os serviços já iniciaram novos estudos em busca de uma nova jazida para dar continuidade à fase da dragagem.
“Em 2022, um estudo feito pela empresa TetraTech indicou a qualidade da jazida. Porém, na análise feita pouco antes de iniciarmos essa etapa da dragagem, os testes detectaram a presença de cascalhos em parte da área de retirada. Não temos um laudo definitivo sobre a jazida, se há material suficiente e de qualidade para utilizarmos na engorda. Os estudos vão seguir para sabermos se o local está parcial ou totalmente inviabilizado para uso, no mais breve período de tempo possível”, disse Thiago Mesquita.
O titular da Semurb disse ainda que a Prefeitura já está em busca de alternativas para dar sequência ao projeto: “Já existem novas jazidas mapeadas, as análises e investigações estão sendo feitas e, no que depender da Prefeitura, a engorda de Ponta Negra será finalizada em 2024”.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado