Entenda como foi e quem apoiou a decisão da CBF de retomar o Brasileiro da 7ª rodada
A decisão da direção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de retomar a Série A do Brasileiro da 7ª rodada, a mesma suspensa a pedido de alguns clubes por causa das enchentes do Rio Grande do Sul, passou por contato com a Globo, que detém os direitos de transmissão da competição, e conversa com alguns clubes.
Na próxima segunda-feira (27) ocorrerá um Conselho Técnico da competição, na sede da entidade, no Rio, para decidir o que será feito do calendário após os adiamentos, mas a CBF entendeu que era necessário antecipar a decisão de quais jogos seriam realizados a partir de 1º de junho para a viabilização da logística das equipes e da programação da grade de transmissões das partidas.
Inicialmente, a CBF pretendia retomar o Brasileiro da 9ª rodada, mantendo o calendário preestabelecido e adiando as suspensas, a 7ª e a 8ª, para frente. A decisão passava pelo aval do presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, que na semana passada estava viajando à Tailândia para o Congresso da Fifa.
Com o retorno do cartola, a CBF pesou as possibilidades e dois motivos, principalmente, levaram a diretoria de competições sugerir a Ednaldo a retomada exatamente de onde a competição parou:
Houve entendimento de que haveria desequilíbrio técnico já que jogadores suspensos na 7ª rodada cumpririam essa punição na 9º, quando a combinação de confrontos é diferente;
Não havia garantia de que as rodadas adiadas ocorreriam na sequência, portanto a CBF entendeu que haveria desequilíbrio na ordem de jogos como mandante e visitante que cada clube tem na Série A.
A Globo foi consultada porque a rodada 9 já estava desmembrada, ou seja, a emissora já havia definido quais jogos transmitiria em cada horário. Alguns clubes também opinaram. Por exemplo: na tarde desta terça-feira (21), o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, esteve na sede da CBF, em visita institucional. Ele também preside a LFU, a Liga Forte União, um dos blocos de clubes criados recentemente e que tem 11 equipes na edição atual da Série A.
A consulta a esse grupo foi positiva em reiniciar o Brasileiro da 7ª rodada.
Durante o Conselho Técnico, na segunda-feira, clubes e CBF terão que decidir onde acomodar os jogos adiados de gaúchos em rodadas anteriores e o que fazer com o calendário, já que ao voltar da 7ª rodada o Brasileiro esticou. A solução que será dada é a de usar Datas-Fifa, em setembro, outubro e novembro.
A possibilidade de levar o Brasileirão além de 8 de dezembro, data prevista para a última rodada, encontra obstáculos, por exemplo, em uma possível participação de brasileiro no Intercontinental da Fifa, novo torneio de clubes criado pela federação internacional e que usará datas entre 10 e 18 de dezembro.
Há também a questão das férias dos jogadores, que normalmente começam assim que acaba o Brasileirão e terminam no início de janeiro, quando inicia a pré-temporada para os Estaduais.
As rodadas remarcadas
A CBF divulgou as datas dos jogos das rodadas 7, 8 e 9 do Campeonato Brasileiro. Já os jogos adiados dos clubes gaúchos, tanto na Série A como na Copa do Brasil, serão remanejados para datas futuras e de acordo com disponibilidade de datas no calendário.
Os jogos da oitava rodada, no dia 12 de junho, quarta-feira, serão todos às 17h (de Brasília). O motivo do horário é em função do amistoso do Brasil, diante do México, às 21h30 (de Brasília).
Com informações da CNN.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado