Por Marcus Arboés
O ABC está formando o plantel para a temporada de 2022 e uma das novidades da equipe é o retorno do atacante Jefinho, que jogou 2021 pelo Sampaio Corrêa e pela Ferroviária.
Sempre que um jogador é contratado, olhamos para os números e nesse caso até pode desanimar o torcedor, já que Jefinho não fez gols em 9 jogos pela Ferroviária e não conseguiu se firmar.
Porém, é sempre bom olharmos para como um jogador está sendo utilizado e não para um número frio. Esse é o caso do atacante de 27 anos.
Jefinho é um jogador de referência, que, em curto espaço e próximo ao gol, ele rende melhor guardando a posição e jogando de costas para o marcador para fazer o pivô, além de se posicionar bem na área.
Só que a Ferroviária jogava num 4-4-2, onde Gleyson era o homem de referência na área e Jefinho atuava quase como um segundo atacante, atacando os espaços vindo por trás. Não é a dele.
No atual modelo de jogo do ABC, ele pode ser bem aproveitado. Apesar de não ser tão rápido, ele sabe clarear jogadas de contra-ataque e trabalha muito bem centralizado com pontas que jogam por dentro (estilo de Wallyson e Negueba).
Quando o time reativo de Moacir tiver que manter a posse de bola no ataque, ele pode atuar na mesma função que Gustavo Henrique. É um atacante menos intenso e puxa menos a marcação, mas se posiciona e finaliza melhor, além de ser bom como pivô.
A primeiro momento, é um ótimo finalizador que precisa de tempo e paciência para recuperar a confiança.
Foto: Luciano Marcos / ABC FC
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado